Publicado em 02 de Junho de 2023 às 10:34 Dilador se reúne com ministro Wellington Dias e solicita aumento do repasse para o PAA

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, se reuniu, nesta quinta-feira (1º) com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para discutir diversos assuntos relacionados à assistência social no município. Entre os principais pontos da pauta, Dilador Borges aproveitou a oportunidade para solicitar um aumento no repasse de verbas federais destinadas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Atualmente, Araçatuba recebe uma média anual de R$ 800 mil para o programa. O pedido é para aumento para R$ 2 milhões.

O PAA é um programa fundamental que busca incentivar a agricultura familiar sustentável, estimulando o consumo da produção nas pequenas e médias propriedades agrícolas. Por meio desse programa, a Prefeitura de Araçatuba adquire parte dessa produção diretamente dos agricultores locais. Os alimentos adquiridos são então distribuídos para diversos equipamentos de atenção social do município, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), as Casas Abrigo Masculina e Feminina, o Centro Pop e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), além de outras 20 entidades socioassistenciais presentes na região.

O prefeito Dilador Borges destacou a importância do PAA para a segurança alimentar das famílias vulneráveis do município, bem como para o fortalecimento da agricultura local. Durante a reunião, ele ressaltou a necessidade de aumentar o repasse de verbas federais para o programa, a fim de ampliar sua abrangência e atender um número maior de pessoas em situação de vulnerabilidade.

"O Programa de Aquisição de Alimentos tem sido essencial para garantir a alimentação adequada de muitas famílias em Araçatuba. Além disso, ele impulsiona a economia local, favorecendo diretamente os agricultores familiares. Por isso, solicitamos ao Ministro Wellington Dias que seja feito um aumento significativo no repasse de recursos para o PAA em nosso município", afirmou o prefeito Dilador Borges.

O orçamento federal previsto para o PAA em 2023 é de R$ 500 milhões em todo o país. A expectativa do prefeito Dilador Borges é que uma parte significativa desse montante seja destinada a Araçatuba, a fim de garantir a continuidade e a ampliação dos benefícios proporcionados pelo programa.