 
                                   
										 	
											
                                        
								
								   								
																	 
									
								
									Com a proximidade do Dia de Finados, no próximo domingo (2), a Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba está intensificando as vistorias preventivas nos cemitérios Recanto da Paz e da Saudade. O objetivo é eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus.
Além das inspeções, cerca de 20 agentes de combate às endemias estão orientando a população e os responsáveis pelos cemitérios sobre os cuidados necessários para evitar acúmulos de água em vasos de flores, embalagens e pratinhos de plantas, que facilitam a reprodução do mosquito.
“Durante o Finados, há grande circulação de pessoas nos cemitérios para homenagear seus entes queridos. Então, nossa intenção é prevenir a proliferação do mosquito e resguarda a saúde da população”, afirmou o gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos.
PONTO ESTRATÉGICO
Santos, ressaltou que os cemitérios são considerados como pontos estratégicos para o controle e prevenção das arboviroses, devido às características dos locais, que favorecem a reprodução do Aedes aegyti. Por isso, as ações são realizadas quinzenalmente.
“Porém, na semana anterior ao Dia de Finados, reforçamos as vistorias para evitar uma infestação que possa aumentar o risco de doenças transmitidas pelo mosquito. Após o feriado, faremos novas ações para garantir que recipientes com flores não se tornem criadouros”, afirmou.
O gerente da UVZ completou que é fundamental a colaboração da população. “A recomendação é optar por vasos com areia, usar pratinhos furados, o que ajuda a evitar o acúmulo de água e a formação de criadouros do mosquito, e não deixar embalagens e copos nos túmulos”, orientou.
