Dia da gestante: Prefeitura orienta sobre saúde da mulher durante a gestação

Publicado em 15 de Agosto de 2022 às 10:17 Dia da gestante: Prefeitura orienta sobre saúde da mulher durante a gestação

No dia 15 de agosto é comemorado o dia da gestante, uma data para lembrar a importância dos cuidados com as gestantes. Os primeiros três meses são os mais importantes, é neste período que oferece o maior risco de acontecer um aborto espontâneo, portanto, é nessa fase em que se faz essencial o acompanhamento e exames para ver se tudo está bem com a mãe e o bebê, neste momento será possível saber se é necessário iniciar a suplementação de ácido fólico e outras vitaminas.

O pré-natal é muito importante para acompanhar o crescimento e a formação do feto, ajudando também a detectar doenças congênitas, que são alterações estruturais ou funcionais que podem ocorrer durante a vida do bebê ainda no útero e que podem ser detectadas antes, durante ou após o nascimento, podendo comprometer diversos órgãos e sistemas do corpo ainda em formação, causadas por um ou mais fatores genéticos, infecciosos, nutricionais ambientais, etc.

A secretária municipal de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, aproveita essa data para lembrar as futuras mamães sobre a importância do acompanhamento dos profissionais da área da saúde, atendimento odontológico e atualização da carteira de vacinação, que tem como objetivo garantir uma gestação saudável.

SERVIÇO
Em Araçatuba, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) oferecem o acompanhamento pré-natal, em que a gestante pode fazer exames laboratoriais, acompanhamento com equipes multiprofissionais, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, etc. Também há grupos específicos para gestantes para apoio durante toda a gestação, preparação para o nascimento do bebê.

Confira a UBS mais próxima de sua residência em https://aracatuba.sp.gov.br/ubs