Dia da Árvore: Araçatuba planta espécie nativas em escola

Publicado em 21 de Setembro de 2023 às 10:09 Dia da Árvore: Araçatuba planta espécie nativas em escola

Em celebração ao Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-feira (21), Araçatuba realizou uma ação ambiental na Escola Estadual José Augusto Lopes Borges, localizada no bairro Vila Nova. A iniciativa, que contou com a parceria entre a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, resultou no plantio de onze novas mudas de árvores nativas.

Entre as espécies plantadas, destacam-se os ipês amarelo e branco, a canelinha do mato e o jacarandá, todas representantes da rica biodiversidade da região. A vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, plantou uma muda de ipê amarelo.

Em seu discurso,Edna parabenizou a escola pelo projeto ambiental e expressou sua gratidão pela colaboração da iniciativa privada. Ela também fez um apelo emocionado aos estudantes presentes e à comunidade para continuarem a cuidar da natureza, destacando que "depende de nós".

O diretor da Escola Estadual José Augusto Lopes Borges, Sílvio Secato, junto com professores e estudantes, apresentou detalhadamente o projeto às autoridades presentes e agradeceu a todos pela participação e apoio. Além da vice-prefeita Edna Flor, estiveram presentes o vereador Arnaldinho e o dirigente regional de Ensino, Helder Machado Heid. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi representada pelo diretor de Educação Ambiental, Edilson Cavassana e pelo ecólogo Onédio Garcia.

A ação de plantio de árvores não apenas celebra o Dia da Árvore, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da consciência ambiental na comunidade. A iniciativa é um exemplo notável da colaboração entre órgãos públicos e a sociedade para promover a sustentabilidade e a proteção do nosso ecossistema.

“O plantio dessas onze novas mudas representa um passo importante em direção à construção de um ambiente mais saudável e equilibrado para as futuras gerações. A cidade de Araçatuba continua a trilhar o caminho da preservação ambiental e da conscientização sobre a importância das árvores em nossas vidas”, destacou Edna Flor.