Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe acontece neste sábado

Publicado em 21 de Junho de 2017 às 18:26 Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe acontece neste sábado

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, neste sábado (13), o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, que estarão abertas das 8h às 17h, vacinando todos os que fazem parte do público-alvo. A abertura do Dia D será na UBS do bairro Umuarama, às 8h. A campanha contra a gripe irá até o dia 26 de maio.

Todas as etapas da campanha já foram iniciadas e desde segunda-feira (8), professores da rede pública e privada já podem tomar a vacina. Junto com os professores, também podem ser vacinados trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, as gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, população indígena e pacientes portadores de doenças crônicas. Não há ainda data definida para a liberação da vacina para toda a população.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Priscila Cestaro, a vacina disponível nas UBSs da cidade protege contra três subtipos do vírus. “A vacina que recebemos é trivalente e protege contra os três subtipos da gripe que mais circulam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B”, explica Priscila.

Em Araçatuba, do início da campanha até quinta-feira (11), foram vacinadas 1.368 crianças, 423 gestantes, 174 puérperas, 2.130 trabalhadores da saúde, 13.618 idosos, 2.210 doentes crônicos e 142 professores. No total, foram vacinadas 20.174 pessoas. A meta da Vigilância Epidemiológica é de vacinar 54 mil pessoas até o fim da campanha.