A Defesa Civil de Araçatuba, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública, participou, na quarta-feira (10), de uma atividade do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Nova Avanhandava.
O encontro reuniu a equipe técnica da usina e representantes da Auren Energia (operadora da hidrelétrica), Corpo de Bombeiros e representantes da Defesa Civil de várias cidades da região.
O foco foi a articulação institucional com os municípios e órgãos de resposta diante de possíveis situações de risco.
Durante a reunião, foram discutidas as exigências do Ministério Público sobre registros formais de articulação entre as instituições, a preparação para simulados de evacuação e a manutenção dos sistemas de alerta. Também foram abordadas as características técnicas da barragem, cenários de risco e protocolos de monitoramento contínuo.
SIMULADOS INTERNOS
Entre as definições, estão a realização de simulados internos com colaboradores da usina, o planejamento de exercícios com participação da comunidade entre 2026 e 2027, além da manutenção preventiva das sirenes de alerta, programada para 20 de setembro.
O grupo ainda estabeleceu que as reuniões trimestrais continuarão como espaço para revisão de pendências e acompanhamento de medidas preventivas.
O coordenador da Defesa Civil de Araçatuba, Eduardo Cardozo, destacou a relevância da participação do município no processo. “É fundamental estarmos integrados nessas discussões, porque Araçatuba está na área de influência da barragem. Participar garante que estejamos preparados para agir de forma rápida e articulada em qualquer situação de emergência”, afirmou.