O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba e o Sebrae-SP capacitaram 15 participantes durante o curso gratuito “Aprenda a fabricar e vender produtos de confeitaria”. O objetivo foi preparar os alunos para iniciarem um negócio próprio ou terem a oportunidade de rendimento extra.
A capacitação foi finalizada nessa terça-feira (16), com as presenças da presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, da presidente do FSS, Lenice Freitas, e da instrutora do Senai, Fabiana Otoboni, que ministrou o curso.
“É mais uma oportunidade que oferecemos, em parceria com o Sebrae, para quem deseja começar um negócio no ramo da confeitaria ou aprimorar suas habilidades. Sei que daqui vão sair grandes empreendedores, com muitos conhecimentos que levarão para a vida”, destacou Priscila.
CONCEITOS DE GESTÃO
O curso teve início no dia 1º de setembro e foi realizado no Polo Educacional do Fundo Social. Nos dois primeiros dias, os alunos aprenderam conceitos básicos de gestão para começarem um negócio, como vendas, finanças, estratégias de marketing e precificação.
Na sequência, os participantes aprenderam, na prática, a confeccionar produtos básicos de confeitaria, como pão de mel, brownie, sequilhos, pudim, bolos diversos, recheados e confeitados. Foram ensinadas técnicas de processo e preparo de massas, tipos de recheios, cobertura e decoração.
EMPREENDEDORISMO
A designer gráfico Victória Edlin Sampaio Bracale Rocha, moradora do Bairro Santana, já faz planos para empreender no setor de confeitaria. “Como estou com certa dificuldade no meu ramo profissional, busquei a capacitação para melhorar minhas habilidades. A confeitaria é minha paixão e vou me empenhar bastante nessa área”, afirmou.
A dona de casa Regiane da Silva Ribeiro Souza, do Bairro São Rafael, decidiu fazer o curso para oferecer novos produtos e aumentar a renda familiar. “Já faço ovos de páscoa e fiz o curso para agregar conhecimento e melhorar a minha renda. Agradeço ao Fundo Social por essa grande oportunidade”, disse.
INCLUSÃO PRODUTIVA
A analista de negócios do Sebrae-SP, Jéssica Alves de Oliveira, afirmou que o curso foi importante porque ofereceu a cada participante a oportunidade de aprender uma profissão, desenvolver habilidades práticas e enxergar caminhos reais para empreender no ramo de confeitaria.
“A capacitação possibilitou que cada um tenha condições de gerar a própria renda, conquistar independência financeira e transformar um talento em um negócio estruturado. A parceria com o Fundo Social fortalece a rede de apoio e garante que mais pessoas tenham acesso a oportunidades”, destacou.