Curso de boas práticas em manipulação de alimentos é iniciado em Araçatuba

Publicado em 19 de Setembro de 2017 às 16:20 Curso de boas práticas em manipulação de alimentos é iniciado em Araçatuba

Nesta segunda-feira (18), ocorreu o primeiro encontro do "Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA).

O encontro ocorreu no auditório do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, onde estão sendo desenvolvidas as atividades do curso, que terá sua continuidade e conclusão na próxima segunda-feira (25).

Durante a abertura, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), Erik Carneiro, representou o prefeito Dilador Borges. Ele disse aos participantes do curso que busquem aproveitar ao máximo as técnicas que serão aplicadas pelos profissionais. “Se você trabalha com alimentos, é importante que as boas práticas sejam fundamentais no dia-a-dia. Ações que evitem desperdício de alimentos, por exemplo, podem influenciar na rentabilidade do seu negócio, e até mesmo no bem-estar dos funcionários”.

O assessor executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA), Arnaldo Vieira Filho, destacou o empenho da secretaria em promover o evento de forma gratuita, o que foi conquistado através de parcerias. Diante disso, Marco Antonio Viol, presidente do Siran, reafirmou seu compromisso com o poder público em apoiar os eventos, principalmente os que envolvem agronegócios.

Após a abertura, a fiscal sanitária da Vigilância Sanitária, Graziela Gon da Silva, ministrou uma palestra com o tema “Legislação, Código de Defesa do Consumidor e Código Sanitário”.

O curso tem por objetivo capacitar profissionais que atuam em agroindústrias, casas de carne e supermercados e que passam pela inspeção do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para alimentos de origem animal. O curso tem o apoio da Apta Regional, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria Estadual da Agricultura. Todos os inscritos receberão certificado após a conclusão do curso.

PROGRAMAÇÃO 25 DE SETEMBRO DE 2017

8h às 8h30: Acolhimento e abertura. 8h30 às 10h: Noções de Microbiologia de Alimentos.

-Palestrante: Aline Morgan Von Hertwig. Doutoranda em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo – USP (2011) e mestre em Ciência de Alimentos pela UNICAMP (2015).

10h às 10h30 - Intervalo. 10h30 às 12h: Doenças Transmitidas por Alimentos.

-Palestrante: Suzana Eri Yotsuyanagi. Médica Veterinária formada pela UNESP/Jaboticabal e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela ESALQ/USP. 12h às 13h30 – Almoço. 13h30 às 16h: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

-Palestrante: Suzana Eri Yotsuyanagi. 16h às 16h30 – Intervalo 16h30 às 18h: Controle Integrado de Pragas em Estabelecimentos de Alimentos.

-Palestrante: Aline Morgan Von Hertwig. 18h às 19h: Encerramento e entrega dos certificados.