Cultura promove oficina de composição musical

Publicado em 16 de Junho de 2023 às 13:51 Cultura promove oficina de composição musical

Cultura promove oficina de composição musical

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Poiesis, Oficinas Culturais e Prefeitura Municipal de Araçatuba, realizará a “Oficina Canções Instantâneas”, que será coordenada pelos músicos Maurício Pereira e Tonho Penhasco. A oficina ocorrerá no dia 1º de julho, sábado, das 14h às 17h, na Casa da Cultura Adelino Brandão, rua Anita Garibaldi, 75, centro.

A atividade, que é gratuita, busca desenvolver a capacidade de ouvir e compor canções, mas, principalmente, de oferecer a vivência do processo de criação, com composição de canções,  técnicas, formatos e a tradição do gênero.

A ideia é que os participantes saiam da oficina tendo feito pelo menos uma canção coletivamente. O processo de criação se dá a partir de sugestões dos participantes, com uma frase musical assobiada, um verso, sugestão de ritmo ou estilo e, assim, construindo aos poucos uma canção com a interação e discussão entre os participantes, sempre contextualizando esse processo na rica tradição brasileira de composição da canção popular e na história pessoal de ouvinte de cada um dos participantes.

Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas. Os interessados devem ter mais de 16 anos e podem se inscrever pelo link  https://forms.gle/4VjYFSytEit53xPc9 , até o dia 30 de junho.