Cultura exibe documentário em homenagem aos ferroviários

Publicado em 29 de Abril de 2022 às 09:49 Cultura exibe documentário em homenagem aos ferroviários

Em 30/04 é comemorado o Dia do Ferroviário, data da inauguração do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, em 30 de abril de 1854, que ligava o Porto Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, e tinha 14 km de extensão.

É verdade que às vezes pode ser difícil compreender a relevância das ferrovias, porque hoje se tem pouco contato com elas. Mas, também é verdade que as ferrovias foram essenciais para a formação do Brasil e, claro, de Araçatuba.

Por esse motivo, e para conservar essa memória que nos remete aos primórdios do desenvolvimento da cidade e região, a Prefeitura Municipal de Araçatuba, através da Secretaria de Cultura, produziu três vídeos que reúnem depoimentos dos ferroviários sobre a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.

Os vídeos estarão disponíveis no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura a partir das 12h do próximo sábado (30), e também serão exibidos no Museu Ferroviário “Moisés Joaquim Rodrigues” (rua Joaquim Nabuco, 125, Centro).