Cultura e Arte Urbana SP promovem o evento Evidence Arte

Publicado em 25 de Novembro de 2022 às 10:08 Cultura e Arte Urbana SP promovem o evento Evidence Arte

No próximo sábado, 26 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, através do edital do programa Arte Urbana SP, promove o evento Evidence Arte na praça Florisval de Oliveira (Praça do Pinheiros), localizada entre as ruas dos Fundadores, Maria Gardioli Fardin e Luiz Echelon Ortiz, no Conjunto Residencial João Batista Botelho.

As ações do evento são gratuitas e abertas ao público. Com a participação de três artistas, a grafitagem de um mural coletivo no Anfiteatro José Calixto é a primeira atração do Evidence Arte e acontece a partir das 8h. Já às 16h será realizada uma batalha de rima organizada pelo grupo Batalha da Caveira.

Participarão do mural o artista Gardpam, grafiteiro que já pintou em todos os estados brasileiros e esteve em 23 países de quatro continentes; a Redcap, artista visual e urbana de 22 anos, que atua como tatuadora e é especializada na área Neotradicional e Noveau; e Guime, que em 2013 escolheu as ruas da cidade como sua galeria e atua profissionalmente nos segmentos de ilustrações digitais, pintura de murais e modelagem 3D.

Encarregada da segunda atração do evento, a Batalha da Caveira completou seis anos de atividade no último dia 9 de outubro de 2022 e está em sua 133ª batalha. Organizadas por jovens do segmento da cultura urbana, as competições costumam acontecer aos domingos na praça João Pessoa. Em 24 de outubro deste ano o grupo recebeu um Voto de Aplauso da Câmara Municipal dos Vereadores de Araçatuba.

“Esse evento da cultura urbana, com ações de grafite e batalha de rima, é um exemplo de que tem arte e cultura para todos os gostos acontecendo em nossa cidade”, comentou Tieza Lemos Marques, Secretária de Cultura.

O Arte Urbana SP é um programa de apoio à realização de murais, instalações e intervenções de arte urbana e composição de galerias a céu aberto, utilizando temas e técnicas gráficas da arte de rua, executado por artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário cultural local e regional. Consiste em um conjunto de ações regionalizadas de difusão cultural, com foco na expressão visual da cultura de rua, dialogando com as identidades locais e regionais dos municípios do Estado de São Paulo. Foram selecionadas 100 cidades do Estado de São para participar do Arte Urbana SP, e pela primeira vez Araçatuba foi contemplada pelo edital.