Cultura divulga ganhadores do Prêmio Odette Costa 2020

Publicado em 21 de Julho de 2020 às 17:17 Cultura divulga ganhadores do Prêmio Odette Costa 2020

A Secretaria de Municipal de Cultura de Araçatuba divulgou os resultados das votações à edição 2020 do prêmio Odete Costa.

São dez categorias, que receberam indicações de artistas de várias modalidades, sendo vencedores os que mais tiveram seus nomes citados pelos internautas.

O Troféu Cultural Odette Costa foi instituído por meio da Lei Municipal nº 4905, de 23 de outubro de 1996.

O prêmio foi idealizado para contemplar pessoas, espetáculos e ações culturais desenvolvidas em Araçatuba que tiveram relevância e destaque no período de maio a abril do ano seguinte. É considerado a maior honraria do setor cultural do município.

As indicações foram feitas de 22 de maio a 19 de junho, por um formulário Google disponível na página do Facebook da SMC e no site oficial da Prefeitura Municipal de Araçatuba.

As votações ocorreram de 23 de junho a 3 de julho, também por um formulário Google.

Desde sua criação, a premiação contou com 16 edições e em 2020 ocorreu sua 17ª edição.

Neste ano, em razão da pandemia de covid-19 e as medidas de segurança, que incluem a quarentena, a entrega dos troféus aos premiados no Troféu Odette Costa 2020 também ocorrerá em condições especiais, a serem marcadas e divulgadas pela Secretaria Municipal de Cultura assim que as medidas de isolamento social permitirem.

CATEGORIAS

As 10 (dez) categorias que receberam indicações incluem variedades de modaildades de artes, premiando apenas um vencedor para cada uma das categorias.

TEATRO: atores, diretores, figurinistas, ou outros profissionais ligados ao teatro. CULTURA POPULAR: artesãos, mestres, etc. ARTES VISUAIS: fotógrafos, desenhistas, etc. ARTES PLÀSTICAS: pintores, escultores, arquitetos, ceramistas, etc. DANÇA: bailarinos, dançarinos, professores, maitres, coreógrafos, etc. PRODUTORES AUTÔNOMOS: pessoas que realizam a produção de shows, peças, espetáculos, etc. MÍDIAS LIVRES: todos aqueles que produzem conteúdo cultura em mídias digitais ou alternativas, etc. LITERATURA: escritores. MÚSICA: músicos, arranjadores, compositores, etc. CULTURA URBANA: grafiteiros, dançarinos de break, rappers, etc

Quem foi Odette Costa

Araçatubense, Odette Costa nasceu em 1927 e, por mais de 50 anos, trabalhou como professora da Rede Pública e no Jornalismo, sendo considerada a colunista social mais antiga do Brasil. Foi homenageada em 1982 e 2003 pelos vereadores com o Diploma de Honra ao Mérito e a Medalha Nove de Julho.

Odette Costa foi membro da Academia Araçatubense de Letras e presidente da AAL por dois mandatos, de 1997 a 2000.

VENCEDORES

CATEGORIA ARTES VISUAIS (4.665 respostas) GANHADORES : Clayton Khan e Duda Maués (41,6%) Projeto Fotográfico “Escaping From Life”

CATEGORIA CULTURA POPULAR (3.473 respostas) GANHADORA : Aline do Nascimento Benitez –Maracatu Baque D'Orum (44,8%) Maracatu Baque D'Orum

CATEGORIA CULTURA URBANA (4.676 respostas) GANHADOR : Gustavo Fernandes (54%) Break