Publicado em 15 de Outubro de 2024 às 10:52 Cultura de Araçatuba oferece capacitação a agentes culturais sobre editais financiados

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, informa que realizará, nos dias 21, 22, 23 e 28 de outubro, oficinas formativas de capacitação,  dedicadas a agentes culturais interessados em inscrever projetos nos editais financiados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e/ou outros editais municipais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21/10 ou até o preenchimento das vagas (são 30 vagas por oficina), no Site da Secretaria Municipal de Cultura na aba de inscrições ou pelo link: https://aracatuba.sp.gov.br/cultura/form/670979d6548b5879208276

As capacitações serão apresentadas pela jornalista Poli Brasil e a advogada Gabriela Constâncio, sócias prorpietárias da empresa Arte em Prática Assessoria em Cultura atua, que junto a gestores municipais de Cultura com assessoria técnica, capacitações, serviços de pareceristas e elaboração de Conselhos de Políticas Culturais, Fundos Municipais e Planos de Cultura.

Segundo a secretaria de Cultura Tieza Lemos Marques: ”É uma grande oportunidade para as pessoas que ainda tem dúvida de como apresentar seus projetos por meio de editais. Um projeto bem escrito e rigorosamente cumprindo as regras estabelecidas nos editais aumenta exponencialmente as chances de ser contemplado com os recursos disponibilizados”.

As oficinas serão as seguintes:

Dia 1 - 21/10: Oficina "O Mapa do Tesouro" – Escrita e inscrição de projetos culturais para editais. Nesta oficina, os participantes aprenderão sobre a estrutura dos editais, técnicas de escrita criativa e estratégias para elaborar propostas que atendam às exigências dos financiamentos.

Dia 2 - 22/10: Leitura comentada dos editais de Araçatuba. Neste encontro, será
realizada uma análise detalhada dos editais disponíveis, com discussões sobre critérios de seleção, prazos e documentação necessária, além de dicas para maximizar as chances de aprovação dos projetos.

Dia 3 - 23/10: Oficina de projetos para fomento na Política Nacional Cultura Viva. Os participantes explorarão os conceitos e diretrizes da Política Nacional Cultura Viva, aprendendo a elaborar projetos que promovam a cultura local, com foco em iniciativas comunitárias e de inclusão social.

Dia 4 - 28/10: Oficina online – "Boas Práticas na Execução dos Projetos Culturais". Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de discutir e aprender sobre a gestão e execução eficiente de projetos culturais, abordando temas como planejamento, prestação de contas e avaliação de resultados.

As oficinas serão realizadas nos seguintes locais e horários:

Dias 21 e 22/10: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral
Endereço: Rua Armando Sales de Oliveira, 277
Horário: Das 18h às 21h

Dia 23/10: Céu das Artes
Endereço: Rua Elza Almeida Lemos, 975
Horário: Das 18h às 21h

Dia 28/10: Oficina online
- Horário de realização: 19:30 às 21:30
- plataforma onde será realizada: Google Meet
- Link só será disponibilizado aos inscritos próximo ao dia da realização