Cultura de Araçatuba finaliza restauração de painel de Silvio Russo no MAAP

Publicado em 21 de Agosto de 2023 às 08:10 Cultura de Araçatuba finaliza restauração de painel de Silvio Russo no MAAP

A restauração do painel do renomado artista plástico Silvio Russo, que ocupa a parede principal da entrada do Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP) foi concluída e teve sua entrega administrativa nesta sexta-feira (18), com a presença da artista e restauradora responsável, Rose Fávero.

O investimento total para a restauração do painel, que tem 6 metros de largura por 2 metros de altura foi de R$ 81 mil. O MAAP seguiu funcionando parcialmente no período, desde maio deste ano, pois foi necessária a interdição da sala em que houve a restauração, de modo a preservar as etapas do processo contra riscos de contaminação e degradação diversos.

A intervenção se fez necessária devido à infiltração ocorrida na parede em cuja superfície a obra de arte foi diretamente realizada, fato que comprometeu sua integridade e preservação.

Rose Fávero tem vasta experiência no campo da restauração. Ela explica que a parede sofreu danos que são naturais do tipo de infiltração de água de chuva, onde se criou depositos de barro e areia, sendo necessários procedimentos de recorte e remoção de partes afetadas do painel, correção de camadas internas e restabelecimento da superfície da obra, além de nova camada com material protetivo para conservação. “A parede é bem antiga e na composiçao do barro havia até areia de rio, que costuma conter, inclusive, microorganismos que corroem o material. Parece mais simples do que na verdade é. É um trabalho minucioso, detalhado e delicado, que deve respeitar a sensibilidade do material, bem como a importância histótica e grandeza artísitica da obra”, detalhou a profissional.

“É uma obra emblemática, importante e de um valor histórico incomensurável. Foi confeccionada direto na parede, há décadas. Então, fazer a recuperação dela não era um trabalho qualquer, e muito menos que qualquer um pudesse fazer”, explicou Tieza Lemos Marques, secretária municipal de Cultura de Araçatuba, sobre o trabalho da restauradora.

Tieza também resumiu o histórico de problemas técnicos para realização da intervenção. “Estávamos desde há muito lutando com isso, primeiro foi a infiltração, problema de calha, tempo de secagem e chuvas frequentes, ações paliativas da secretaria de Obras e Serviços, questões financeiras pós-pandemia, etc. Então a gente foi derrubando esses obstáculos. pois trata -se de algo sob a nossa responsabilidade, de muito valor, e que em nenhum momento a secretaria negligenciou”, reforçou.

José Renato Nunes de Oliveira e Isabella Bodo, diretor e estagária do Departamento de Patrimônio da SMC, acompanharam semanalmente o processo, que durou cerca de quatro meses. “Temos fotos de todas as etapas. Só quem viu pôde se impressionar com complexidade do trabalho que foi necessário, como um quebra-cabeça. Todos que trabalhamos aqui ficamos emocionados ao ver tudo finalizado e com essa beleza”, elogiou o diretor.

“O painel está num lugar que tem movimento, eventos, programações, uma série de fatores que dificultaram, mas felizmente agora que está aí, e eu penso que, Prefeitura e Secretaria de Cultura, cumprimos nossa obrigação, que é preservar esse tipo de obra, de objeto de lembrança, memória”, celebra Tieza.

Valor histórico

Criado no ano de 1980, o painel de Silvio Russo é considerado um patrimônio cultural da cidade, sendo tombado e protegido por leis que visam sua salvaguarda. Sua restauração, além de garantir a preservação da obra em si, também contribui para a valorização do acervo do MAAP e para a continuidade da apreciação artística por parte dos visitantes.