Crianças de Araçatuba participam de ações do Programa Saúde na Escola

Publicado em 11 de Abril de 2019 às 18:28 Crianças de Araçatuba participam de ações do Programa Saúde na Escola

De 8 a 12 de abril, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba realizam a Semana da Saúde na Escola, que consiste em atividades de orientações de saúde para crianças da rede municipal de ensino.

A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o tema desse ano é “Imunização”, tema que vai ao encontro das campanhas do Governo Federal. Profissionais do Departamento de Assistência Básica (DAB) e Vigilância Epidemiológica (VE) elaboraram informativos esclarecendo campanhas de vacinação, especialmente da Influenza, que iniciou na quarta-feira (10).

Aos pais de alunos, foram explicadas as faixas etárias que são priorizadas neste momento da campanha contra a Influenza.

Os profissionais do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) estão realizando atividades educativas e lúdicas com os alunos nas escolas de ensino infantil e fundamental. A atividade contempla teatro com o tema vacinação abordando questões de saúde, educação e cidadania. Durante a semana, os profissionais já passaram pelas Emebs Alice Couto de Moraes, Fausto Perri, Helen Margot de Assis, Antonio Martins Rodrigues neto.

As atividades são desenvolvidas pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), composta por médico, dentista, enfermeira, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agente comunitária de saúde, equipe do NASF composta por nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo e educador físico e também os profissionais da educação com apoio do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da Polícia Militar, para prevenção de drogas.

De acordo com Roberta Ramos, nutricionista da SMSA, as ações de orientação e conscientização da importância das vacinas acontece até o ano que vem. A meta é alcançar 46 escolas municipais, chegando a 10.700 crianças.