Convênio municipal entre Esporte e Educação começa com torneio de Damas

Publicado em 04 de Agosto de 2017 às 15:50 Convênio municipal entre Esporte e Educação começa com torneio de Damas

Foi realizado um Torneio de Damas na tarde de quarta-feira (2), na Emeb Joaquim Dibo, dando início ao convênio entre as secretarias municipais de Educação (SME) e de Esporte, Lazer e Recreação (SMELR), para aulas suplementares de jogo de damas e xadrez nas escolas de ensino fundamental de Araçatuba.

O projeto Damas e Xadrez nas Escolas é uma iniciativa de Mario Ramos Sobrinho, treinador da equipe de damas de Araçatuba e coordenador do projeto, e Manoel Francisco Pedroso da Costa, assessor executivo da SMELR. A equipe de Damas de Araçatuba foi campeã quatro vezes consecutivas dos Jogos Regionais e tri-campeã dos jogos Abertos. Manoel fez o convite e trouxe Mário para o núcleo do esporte. Mario é funcionário público federal, trabalhando a custo zero para o município, pois é voluntário.

A Emeb Prof. Joaquim Dibo tem 300 alunos, em período integral e a diretora Juleide Helena Dos Santos Lopes explica que esse trabalho está se iniciando também na Emeb Carmélia Mello Fonseca, mas que o objetivo é implantar em toda a rede municipal de educação. “O principal objetivo não é somente formar atletas campeões, mas sim formar cidadãos”, explicou Juleide.

A expectativa da diretora é desenvolver o pensamento, a habilidade dos alunos, com base na atenção que o jogo traz. “Fico feliz com a iniciativa e agradeço muito as secretarias e ao prefeito Dilador Borges, pelo projeto ter tido início no Joaquim Dibo”.

Cristiane aparecida da Silva, do Departamento de Educação Complementar, veio representar a secretaria de Educação. “A preocupação em montar o projeto veio do atual prefeito, a beneficiar não somente as crianças, mas também as pessoas da terceira idade, levando a uma melhora na qualidade de vida. Toda parceria é bem vinda, tanto com as demais secretarias do governo como a integração de voluntários”, valoriza.