Conselho de Igualdade Racial de Araçatuba cria comissões para 2018

Publicado em 06 de Dezembro de 2017 às 08:36 Conselho de Igualdade Racial de Araçatuba cria comissões para 2018

Na manhã desta segunda-feira (4), aconteceu a 7ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Araçatuba, que foi realizada junto a representantes da Prefeitura Municipal e da sociedade civil, a fim de criar comissões de Comunicação, de Ética e de Planejamento para o ano de 2018.

Atualmente, o Conselho conta com 32 membros titulares, sendo 16 do poder público e 16 da sociedade civil. Dentre os representantes do poder público, estão integrantes de secretarias municipais: Educação; Saúde; Cultura; Assistência Social; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Participação Cidadã; Turismo; Esporte, Lazer e Recreação; Segurança; Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho e Assuntos Jurídicos.

Desta forma, é finalidade do Conselho garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

De acordo com o Assistente Legislativo da Câmara Municipal de Araçatuba e presidente do COMPIR, Fernando Ferreira do Nascimento, é também papel do Conselho e de suas comissões propor, acompanhar, monitorar, avaliar, realizar estudos, pesquisas e debates para implementação de políticas públicas de promoção da igualdade racial em âmbito municipal.

Ainda segundo Nascimento, o Conselho tem a intenção de, com essa proposta, combater a discriminação racial, reduzir as desigualdades sociais, econômicas, financeiras, políticas e culturais, ampliando o processo de participação e inclusão social da população negra e demais seguimentos étnicos do município.

As reuniões do COMPIR acontecem regularmente na primeira segunda-feira de cada mês, às 8h30, sendo abertas ao público. Para participar, é só comparecer nessas datas à Casa dos Conselhos, localizada na rua Bahia, 1030, Bairro Jardim Sumaré. A próxima reunião está prevista para o dia 08/01.