Complexo sucroalcooleiro araçatubense avança nas exportações em 2022

Publicado em 20 de Janeiro de 2023 às 16:07 Complexo sucroalcooleiro araçatubense avança nas exportações em 2022

Setor teve recorde histórico em valores exportados de álcool etílico, com a comercialização de 69 milhões de litros no ano passado

O complexo sucroalcooleiro araçatubense apresentou crescimento nas exportações em 2022. Os dois principais produtos exportados – álcool e açúcar – consolidaram avanços no ano passado.

A comercialização de álcool etílico totalizou US$ 48,2 milhões de dólares em 2022, crescimento de 25,1% em comparação a 2021. Foi um recorde histórico para Araçatuba. Com o resultado, o setor agregou US$ 9,7 milhões de dólares em receitas de exportação ao município nos doze meses de 2022, ante o mesmo período de 2021. O produto representou 49% da pauta exportadora local.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia e compilados pela Plataforma “Observatório Econômico: Indicadores para o Desenvolvimento Local”, da Prefeitura Municipal de Araçatuba.

Os dados evidenciam ainda que o complexo sucroalcooleiro enviou 69 milhões de litros de álcool ao mercado externo, inserindo Araçatuba entre as maiores cidades exportadoras do produto no Brasil. O município foi o 12° maior exportador brasileiro de álcool etílico e o 10° do Estado de São Paulo.

Araçatuba destacou-se também na exportação de açucares com venda de US$ 20,7 milhões de dólares, crescimento de 124,9%, ante 2021. A variação absoluta foi de US$ 11,5 milhões de dólares no período analisado.

Os destaques em relação aos países compradores de álcool etílico foram a Coreia do Sul com US$ 37, 4 milhões de dólares (representando 77,6% do total exportado); em seguida a Suécia com US$ 4 milhões (8,4%); Países Baixos – Holanda com US$ 3,7 milhões (7,7%) e Japão com US$ 3 milhões (6,3%).

As vendas de açúcares tiveram como destino 14 países, se sobressaindo o Canadá com US$ 9,5 milhões (representando 45,8% do total); em seguida o Reino Unido com US$ 5,2 milhões (25,0%) e, em terceiro lugar, a Argélia com US$ 1,6 milhões (7,7%).

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba, Marcelo Astolphi Mazzei, ressalta que “os resultados evidenciam o ciclo de crescimento econômico de Araçatuba, que vem apresentado desempenho positivo em vários indicadores econômicos, com destaque para geração de empregos, crescimento do setor de turismo, abertura de empresas, atração de investimentos e fortalecimento dos setores de indústria, comércio, serviços e agronegócios, entre outros”.

O prefeito Dilador Borges comemora os resultados e a fase de prosperidade e crescimento econômico de Araçatuba, que inseriu o município no mapa brasileiro das melhores cidades para se viver com avanços relevantes em qualidade de vida, sendo o resultado fruto do trabalho do povo araçatubense, dos empresários e da gestão pública”.

Inteligência em dados econômicos

O município de Araçatuba, objetivando avançar e inovar em suas políticas públicas de desenvolvimento local, conta com uma plataforma tecnológica de extração, mineração, tratamento e apresentação de dados econômicos municipais, que são relevantes para subsidiar políticas públicas, potencializando o desenvolvimento local. Trata-se da plataforma, “Observatório Econômico: indicadores para o desenvolvimento local”. O objetivo da Plataforma é atender a necessidades dos municípios de obtenção de conhecimento atualizado, preciso e integrado, sobre sua situação econômica, por meio da disponibilidade imediata de informações para o setor de desenvolvimento econômico, que embasam projetos, ações e melhorias nas políticas públicas, favorecendo o desenvolvimento e a retomada do crescimento econômico.