Como incentivo à amamentação, Saúde realiza Campanha Agosto Dourado

Publicado em 06 de Agosto de 2021 às 14:36 Como incentivo à amamentação, Saúde realiza Campanha Agosto Dourado

Agosto é celebrado nacionalmente como o Mês de Aleitamento Materno. O período também é chamado de Agosto Dourado, alusão ao ouro como de qualidade do leite humano, alimento essencial para a vida e o desenvolvimento do bebê. A Prefeitura de Araçatuba realiza, durante todo o mês, a campanha Agosto Dourado 2021 de organização da Secretaria Municipal de Saúde.

A programação conta com divulgação de vídeos com relatos de mães que vivem a experiência da amamentação, com intuito de sensibilizar a comunidade em geral e incentivar outras mães e rede de apoio, bem como vídeos de divulgação da assistência prestada em domicílio às puérperas pela equipe da Estratégia Saúde da Família. Fechando a exibição de vídeos nas redes sociais, haverá um vídeo educativo com um representante de cada instituição parceira de apoio a Campanha Municipal do Agosto Dourado 2021.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão decoradas com a cor dourada, dando visibilidade ao tema nos postos de saúde, locais que sempre têm grande fluxo de pessoas.

Durante o mês de agosto, alunos dos cursos de Saúde que estão em campo de estágio nas Unidades Básicas de Saúde apresentarão palestras e orientações sobre o Aleitamento Materno e seus benefícios, para os profissionais do serviço e comunidade em geral. A ação terá supervisão técnica de monitores e será feita para a comunidade que encontra-se na UBS, para passar por algum procedimento, e agentes comunitários e profissionais da unidade, cumprindo assim os objetivos da Educação Permanente.

Através do Banco de Leite Humano de Araçatuba, haverá distribuição de lembranças às doadoras, visita aos colaboradores das UBS - na sala de vacina e de teste do pezinho - , entregando material de divulgação sobre Aleitamento Materno e Doação de Leite; haverá decoração na frente do Banco de Leite; participação no evento do Posto de Coleta da Santa Casa de Misericórdia, no dia 13/08 às 9h, falando sobre Aleitamento Materno com as puérperas e colaboradores; e divulgação diária na mídia digital sobre os benefícios do Aleitamento Materno.

O encerramento oficial da Campanha Agosto Dourado 2021 se dará com a soltura de balões dourados com sementes dentro, simbolizando a esperança de um futuro melhor para nossas crianças. A ação ocorrerá dia 28 de agosto, às 10h no Multishop, 13h no Araçatuba Shopping e 16h no Praça Nova Shopping.

São parceiros da Campanha: Organização Social Mahatma Gandhi, Santa Casa de Misericórdia, UNIP, UniSalesiano, FEA, SENAC, AME, Colégio Impacto e Espaço Viva Vita Instinto Materno.