Comitê da Bacia Hidrográfica elege prefeito Dilador Borges como novo presidente

Publicado em 12 de Abril de 2017 às 13:54 Comitê da Bacia Hidrográfica elege prefeito Dilador Borges como novo presidente

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, foi eleito, nesta sexta-feira (17), o novo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê. A votação aconteceu entre os 15 prefeitos que compareceram à assembleia realizada no período da manhã na sede da Associação Engenheiros Arquitetos Alta Noroeste (Aean).

O mandando é de dois anos e o trabalho é voluntário. Instalado em agosto de 1994, o Comitê possui um colegiado que representa 42 municípios da região e cujos membros que representam os segmentos do estado, dos municípios e da sociedade civil.

Uma das principais funções da entidade é o de receber projetos dos municípios nas áreas de gestão dos recursos hídricos e destinar verba para que estes serviços sejam executados. O orçamento anual é de aproximadamente R$ 8 milhões com recursos do Estado.

Ao ser anunciado como presidente, Dilador Borges disse que pretende ajudar aos municípios na solução dos problemas que afetam diretamente a vida das pessoas. “Minha missão é a de servir como auxiliar de todos vocês. Temos que trabalhar por dias melhores para os moradores das nossas cidades e isso passa pela melhoria da qualidade de vida. A gestão dos recursos hídricos é uma questão de vida e precisamos trabalhar juntos para garantir a vida na região, no país e no planeta”, afirmou o prefeito.

O secretário-executivo do comitê, Luiz Otavio Manfré, destacou que é importante que todos os prefeitos participem ativamente das reuniões com Comitê para que os trabalhos atendam a todos e tenham maior assertividade.

O agora ex-presidente Petrônio Pereira Lima enfatizou que é urgente que se façam trabalhos de conscientização da população em relação ao bom uso da água.

“Temos que nos atentar para o fato de que para a gente produzir um quilo de açúcar, são gastos 1,8 mil litros de água. Que para que seja produzido um tanque de 50 litros de etanol, são investidos 100 mil litros de água. E uma família consome, diariamente, 1,2 mil litros de água. Temos que cuidar muito bem deste recurso, que é finito”, discursou Petrônio.

SOCIEDADE CIVIL

No período da tarde, representantes da sociedade civil elegeram Zaide Nogueira Furtado, da Aean (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), como a vice-presidente do Comitê.

Dilador Borges aproveitou o momento para agradecer aos presentes a oportunidade de fazer parte do Comitê. “Muito me alegra ver o comitê bem representado, com empresas e pessoas que vão sempre buscar o desenvolvimento para a nossa região. Araçatuba está de portas abertas para a expansão da economia, principalmente porque abriga um dos trechos mais produtivos do Tietê”, enfatizou o prefeito.