Começam os 25ºs Jogos da Melhor Idade em Araçatuba

Publicado em 08 de Junho de 2023 às 10:47 Começam os 25ºs Jogos da Melhor Idade em Araçatuba

Secretária Estadual de Esportes Coronel Helena Reis, abriu oficialmente o JOMI em parceria com o prefeito Dilador Borges.

07/06/2023 - Araçatuba realizou a abertura da 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) nesta quarta-feira (7), na quadra esportiva da Emeb Euza Neuza Marcondes Lários, com as delegações das 53 cidades participantes, totalizando 2.500 atletas, autoridades regionais e estaduais, incluindo a secretária de Esportes do Estado de Sâo Paulo, a Coronel Helena Reis.

Os JOMI acontece entre 7 e 11 de junho, realizado pelas Secretarias de Estado de Esportes e de Desenvolvimento Social, e integra o calendário de competições da pasta, que contemplam mais de 200 mil pessoas por ano, sendo esta a segunda vez que Araçatuba sedia os jogos. As modalidades disputadas serão: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez.

Recebidos pelo prefeito Dilador Borges e pela vice-prefeita Edna Flor, participaram da mesa principal da abertura a Coronel PM Helena Reis, a primeira-dama de Araçatuba, Deomerce Damasceno; a gestora estadual do JOMI, Glícia Bellemo Cassone; o chefe do Comitê Dirigente dos 25º JOMI da 6ª Região Esportiva do Estado de Sâo Paulo, Wanderlei Pintão Bellinati, e o assistente de chefia do comitê, José Augusto Machado; o secretário municipal de Esporte Lazer e Recreação (SMELR) de Araçatuba, Sérgio Tumelero; o diretor técnico regional de Esporte e Lazer, Coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka; a diretora técnica regional de Esporte e Lazer, Cristiane Jatobá Ziotti; e o vereador araçatubense Maurício do Bem Estar, representando a presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Cristina Munhoz.

Os Jogos da Melhor Idade têm por objetivo valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos dos municípios do estado de São Paulo.

A chama simbólica que acendeu a pira olímpica dos JOMI em Araçatuba foi conduzida pela atleta Nair de Souza Ananias, de 84 anos, atleta desde os 49, e o tradicional Juramento do Atleta foi proferido pelo atleta Agnado Cardoso, de 89 anos, que pratica esportes desde os 15 anos.

A solenidade foi encerrada com apresentação da equipe de ginástica rítmica de Araçatuba, integrantes do Projeto Agir, coordenadas pela professora Angela Takiy.

São parceiros dos 25º JOMI em Araçatuba: todas as secretarias municipais de Araçatuba, a direção da Emeb Euza Neuza; Acea - Associação Cultural e Esportiva Araçatuba; Sesi Araçatuba; Araçatuba Shopping; Tênnis Pro Araçatuba, Hot Planet Termas Park Araçatuba; NR Educacional; Rotary Club Araçatuba e Drogamax Hiperfarma.

Cidades participantes: Andradina, Aparecida d'Oeste, Aspásia, Auriflama, Avanhandava, Bálsamo, Bilac, Birigui, Buritama, Castilho, Catanduva, Fernandópolis, Guaraçaí, Guararapes, Icem, Ilha Solteira, Ipiguá, Jales, José Bonifácio, Lavínia, Luiziânia, Marinópolis, Mirandópolis, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Canaã Paulista, Novais, Onda Verde, Orindiuva, Penápolis, Pereira Barreto, Potirendaba, Rubinéia, Santa Clara D'oeste, Santa Fé Do Sul, Santa Rita D'oeste, Santa Salete, São José Do Rio Preto, Sud Mennucci, Tabapuã, Tanabi, Turiuba, Urânia, Urupês e Votuporanga.

Boletim dos Jogos:

Boletim 01: BOLETIM01JomiAraatuba.pdf