Notícias

Cia. Quadro Negro de Ribeirão Preto encerra a 1ª edição da eBUN Mostra de Teatro Negro neste domingo

Publicado em 15 de novembro de 2025, às 11:02 Atualização: 15/11/2025, às 11:05 Cia. Quadro Negro de Ribeirão Preto encerra a 1ª edição da eBUN Mostra de Teatro Negro neste domingo “Quartos Ficcionais”, da Cia. Quadro Negro, propõe fabulações acerca de notícias de repercussão nacional. O que aconteceu antes ou depois do fato noticiado?

O espetáculo “Quartos Ficcionais”, da Cia. Quadro Negro, de Ribeirão Preto (SP), é uma das atrações do encerramento da 1ª edição da eBUN Mostra de Teatro Nego. A companhia se apresenta neste domingo (16), a partir das 19h, no Teatro Castro Alves. A peça tem classificação indicativa de 14 anos.

 

A peça propõe fabulações acerca de notícias de repercussão nacional. Histórias que serão enterradas após o noticiário de amanhã. Tudo se desenrola em um pequeno quarto situado nas periferias onde as narrativas estão em encruzilhadas. O que aconteceu antes ou depois do fato noticiado?

 

PALESTRA

A Mostra recebe ainda a palestra “Portflólio e Produção”, com a atriz, cantora e contadora de histórias e produtora Ori-Okan. A atração será no Pontão de Cultura Obadará Africanidades, às 10h. Ela vai compartilhar sua trajetória e experiência no campo das artes cênicas negras.

 

Ao abordar os bastidores da criação, gestão e circulação de projetos, a palestra propõe um diálogo sobre como estruturar um portfólio artístico potente e estratégico, capaz de traduzir identidade, trajetória e propósitos, fortalecendo o fazer artístico como gesto político e profissional.

 

Mais tarde, às 15h, Ori-Okan vai apresentar a contação de histórias “Marias”, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral. Com canto e fantasia, a produção convida as crianças a descobrir o poder das palavras, da natureza e dos encontros que transformam.

 

REALIZAÇÃO

A Mostra é uma realização eBUN Companhia e Núcleos de Estudos de Teatros Negros de Araçatuba, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Iranti Produtora, Sesc Birigui, Senac Araçatuba e Centro de Tradições Afro de Araçatuba (CTAA).

 

Com curadoria assinada pelas artistas e produtoras culturais Geovanna Leite e Rafaela Cândido, a mostra celebra o protagonismo das artes negras. O evento integrou a programação cultural de aniversário da cidade, que no dia 2 de dezembro comemora 117 anos.

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites