Nesta segunda-feira (26), o Diretor de CTGEO, Gianpaulo Canno Novelli, esteve no Salão Azul da prefeitura de Araçatuba para apresentar a nova minuta da Revisão do Plano Diretor com alterações sugeridas durante as audiências públicas realizadas em quatro pontos da cidade. As audiências foram feitas a pedido da Defensoria Pública, que solicitou a realização de uma audiência extra, mas a prefeitura realizou quatro, na qual foram recebidas sugestões da sociedade civil, construtoras, sindicatos, imobiliárias, entre outros.
Com as sugestões, a empresa CETECLins, responsável pela elaboração da minuta, alterou pontos importantes do texto, entre eles, pontos que compreende o coeficiente de aproveitamento para cada zona de território, deixando pré definida a metragem de vias com largura mínima, tamanho de canteiro central de avenidas, ciclovias bidirecional. Também houve a ampliação na extensão longitudinal de proteção do Ribeirão Baguaçu, em praticamente o dobro do tamanho, comparado ao Plano Diretor anterior, entre outras.
A apresentação foi feita aos membros da câmara técnica, que aprovaram as alterações. O próximo passo é a apreciação do prefeito Dilador Borges e posterior elaboração de Projeto de Lei, que seguirá para a câmara de vereadores para aprovação. O Estatuto da Cidade determina que, pelo menos, a cada 10 anos, os planos diretores devem ser revistos. O Plano Diretor de Araçatuba foi criado em 2006.
Todas as informações constantes na minuta podem ser vista através do site www.pdmuaracatuba.ceteclins.com.br/ , basta clicar em “relatórios” e ter acesso a toda documentação.