Notícias

Centro de Inovação Tecnológica de Araçatuba (Cita) é destaque no Startup Day do Sebrae

Publicado em 21 de março de 2026, às 12:13 Centro de Inovação Tecnológica de Araçatuba (Cita) é destaque no Startup Day do Sebrae

Na manhã deste sábado (21), o Sebrae promove o Startup Day em Araçatuba. O evento, realizado no Senai, tem apoio da Prefeitura, por meio da  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT), Centro de Inovação Tecnológica de Araçatuba (Cita), Senai e Voti Valley.


O Startup Day é um evento idealizado pelo Sebrae Startups e acontece em todo o Brasil. O evento reúne o ecossistema de inovação em uma programação com palestrantes que são referência para falar sobre empreendedorismo e inovação. 


Em Araçatuba, haverá o lançamento oficial do Programa Cita Hub. O professor e consultor Murillo Seraphim Rossi fará uma oficina prática com o tema “Decidir com Inteligência: Como a IA transforma dados em lucro”.


PROGRAMA CITA HUB
A Prefeitura de Araçatuba recebeu R$ 250 mil da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) para a implantação de um hub integrado de Inovação e atividades de formação profissional da Alta Noroeste Paulista. O recurso será aplicado na ambientação de espaços físicos, com a criação de um coworking voltado a startups e um auditório para cursos e eventos.


O público-alvo do investimento inclui jovens estudantes da área de tecnologia, profissionais do setor e empresas de base tecnológica. O projeto será desenvolvido na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. As obras começam em janeiro e envolvem reforma de salas com instalação de divisórias, pintura, serviços de instalação elétrica, ar-condicionado, entre outras melhorias.


O repasse foi viabilizado por meio de convênio com a SCTI, dentro das políticas de mapeamento e fortalecimento de ambientes de inovação no Estado. Para ter acesso ao recurso, o município atendeu a critérios estabelecidos pelo Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI) e pelas chamadas públicas da secretaria.


Por meio do Cita, coordenado pela SMDERT, Araçatuba pode estabelecer parcerias com universidades, empresas e outros atores locais. O Centro de Inovação faz conexões entre empresas, startups, instituições de ensino, investidores e o poder público, com foco na inovação aberta e no fortalecimento do ecossistema local. 

 

Pelo trabalho realizado pela SMDERT, o município foi incluído no Mapeamento dos Ambientes de Inovação do Estado de São Paulo – Ano Base 2025, publicado pela SCTI. A publicação reúne 85 ambientes vinculados ao SPAI, com visão consolidada do ecossistema estadual.

 

Notícias relacionadas
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites