A Casa da Mulher Paulista de Araçatuba atendeu 66 vítimas de violência doméstica no primeiro semestre deste ano. No local, elas recebem suporte necessário para que o ciclo de agressão seja interrompido. Em 2024, o serviço acompanhou 99 mulheres.
De janeiro a junho deste ano, todas as atendidas passaram por violência psicológica. Os dados divulgados mostram que muitas vítimas enfrentaram múltiplas formas de violência simultaneamente. Elas também sofreram abusos moral (54 casos), físico (45), patrimonial (36) e sexual (31).
ACOLHIMENTO
A unidade funciona como um centro de referência, onde as mulheres encontram acolhimento e suporte integral para superar as diversas situações de violência. O serviço existe desde 2010 em Araçatuba e, no ano passado, ganhou uma sede própria, em parceria com o Governo de São Paulo.
“Nosso objetivo é oferecer proteção, apoio psicológico, social e jurídico, visando romper o ciclo de violência e garantindo às mulheres autonomia pessoal e financeira. Queremos mostrar que elas não estão sozinhas”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Marianne Fornageiro.
ATENDIMENTOS
Na Casa da Mulher Paulista, as vítimas recebem acolhimento individual com profissionais especializados, em um ambiente sigiloso e livre de retaliações. Participam de oficinas de autoconhecimento, autoestima e autocuidado, além de grupos de apoio que promovem a troca de experiências e solidariedade.
Há também orientação jurídica da Defensoria Pública para auxiliar as mulheres a buscarem medidas protetivas e formalizarem denúncias. A parceria com o sistema de justiça permite que elas sejam encaminhadas para outras redes de apoio, caso necessário, de forma rápida e eficaz.
“Oferecemos um espaço acolhedor e seguro para as vítimas. Por meio de uma escuta qualificada, nossas psicólogas e assistentes sociais garantem um atendimento humanizado para fortalecer a autonomia de cada mulher”, disse a coordenadora da Casa da Mulher Paulista, Ana Paula da Rocha Soares.
SERVIÇO
Casa da Mulher Paulista
Endereço: Rua Junqueira Freire, 380, Bairro Paraíso
Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h
Informações: (18) 3623-4909, (18) 3608-4452 ou Whatsapp (18) 99686-4904