A carreta de mamografia do programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, começou os atendimentos em Araçatuba nesta terça-feira (24). A unidade móvel está na Praça Rui Barbosa e permanece na cidade até o dia 5 de julho. Serão ofertados 500 exames gratuitos de mamografia.
O exame é direcionado a mulheres de 50 a 69 anos, que precisam levar apenas um documento com foto e o cartão do SUS. Mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos também podem fazer a mamografia, mas devem apresentar um pedido médico, além do RG e cartão do SUS.
O prefeito Lucas Zanatta, a vice-prefeita Nice Zucon, a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lenice Freitas, e a vereadora Sol do Autismo acompanharam o início das atividades. Também esteve presente o pastor Esdras Santana, da Assembleia de Deus Madureira.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
“Quero agradecer ao pastor Esdras que fez a articulação junto ao deputado estadual Oseias de Madureira para a vinda da carreta. Até o dia 5 de julho, a carreta estará aqui na praça para as mulheres cuidarem da saúde. Nós nos amamos e nos cuidamos”, destacou Priscila.
Nice ressaltou a importância do exame de rotina, ao relembrar a época que recebeu diagnóstico de câncer de mama. “A doença foi descoberta no início porque fazia a mamografia anualmente. Fiz o tratamento e, louvado seja a Deus, hoje estou bem. Por isso, é importante a gente se cuidar”, comentou.
PREVENÇÃO
Moradora do Bairro Aclimação, Eunice Ponciano Rorato, 51 anos, foi uma das primeiras mulheres a fazer o exame. “A última vez que fiz a mamografia foi há mais de um ano. Então, resolvi vir até a carreta para me cuidar, pois é muito importante fazer o exame”, comentou.
Maria Marta Massaroto de Castilho, 66 anos, moradora do Bairro Jardim Presidente, aproveitou a oportunidade para ficar em dia com a saúde. “Uma sobrinha já teve câncer de mama, então sempre faço o exame como forma de prevenção”, afirmou.
ATENDIMENTOS
O atendimento na carreta é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. E nos sábados, dias 28 de junho e 5 de julho, das 8h às 12h, com distribuição de senhas por ordem de chegada no período da manhã. Serão realizados 50 exames por dia durante a semana e 25 aos sábados.
As imagens capturadas no mamógrafo serão entregues imediatamente após o exame. Já o laudo será disponibilizado em até 48 horas e poderá ser acessado no site do programa Mulheres de Peito, por meio de login e senha informada durante o atendimento.
Em caso de alteração, as pacientes serão acompanhadas pela atenção básica da cidade. Se necessário, a mulher receberá encaminhamento para realização de exames complementares e tratamento na rede Hebe Camargo, serviço de referência do município.