Maria Eduarda da Silva Madeira, de 14 anos, e Fernando Henrique Braga Calisto, de 17 anos, participaram na última semana, do dia 24 ao dia 29 de abril, do Campeonato Sul-Americano de Karatê, organizado pela Confederação Sul-Americana de Karatê. A competição aconteceu em São Bernardo do Campo (SP), no ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib.
Maria Eduarda foi campeã invicta nos quatro confrontos disputados. Após lutar contra uma lutadora chilena, uma venezuelana e uma equatoriana, a final foi contra a também brasileira, Stephany Westphal. Com esse título, a lutadora garantiu a sua permanência na Seleção Brasileira e irá representar o país no Pan-Americano, no Chile.
Já o atleta Fernando Calisto venceu a primeira luta contra um atleta do Equador e acabou perdendo a semifinal para um lutador venezuelano, ficando na 5ª colocação.
Os atletas contam com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação (SMELR) e são treinados pelo técnico da Seleção Paulista, Fábio Hisatugo, que diz estar muito contente com o resultado positivo e pela classificação para o Campeonato Pan-Americano, que vai acontecer em Santiago no Chile, em agosto. “O Brasil foi o grande campeão geral do Sul-Americano. Agora os treinos irão se intensificar para que possamos trazer um bom resultado no Chile”, afirma o técnico.