A tetracampeã paulista consecutiva e vice-campeã brasileira, Maria Eduarda da Silva Madeira, conquistou vaga na Seleção Brasileira de Karatê e vai disputar o Campeonato Sul-Americano em abril.
Ela esteve na 1ª Seletiva Nacional pela Confederação Brasileira de Karatê, que ocorreu de 1 a 3 de março no ginásio do Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Karatê em Caucaia, no Ceará.
O evento teve o objetivo de formar a equipe da Seleção Brasileira de Karatê que irá disputar o Campeonato Sul-americano no Brasil de 24 a 30 de abril em São Bernardo do Campo.
Maria Eduarda (Duda) disputou na categoria 14/15 anos (Cadetes) no Kumite (Luta) até 61 kg. Ela venceu todas as lutas e fechou 3 com diferença de 8 pontos vencendo antes do tempo normal. A primeira luta foi bem acirrada, mas venceu por 8 a 2, a segunda luta venceu por 4 a 3, a terceira luta venceu por 8 a 0 e na luta que decidiria quem iria para Seleção Brasileira foi 11 a 1, resultado surpreendente que garantiu a única vaga.
Araçatuba foi representada nessa seletiva por 5 atletas, sendo eles Fernando Henrique Braga Calisto, Felipe William Chagas Rodrigues, Maria Eduarda Mizuki Hamada de Souza e Ugo Hideyo Bronzoni que treinam com o professor Fábio Hisatugo, técnico do modalidade em Araçatuba e da Seleção Paulista de Karatê.
O técnico Fábio Hisatugo comentou que esperava uma boa participação dela, mas ficou impressionado pelo excelente desempenho em sua primeira seletiva para Seleção Brasileira de Karatê. “No ano passado tivemos o atleta Ugo Bronzoni que sagrou-se campeão Sul-Americano e Pan-Americano e esperamos o mesmo feito da nossa estreante da Seleção. Agradecemos ao secretário Sérgio Tumelero, ao prefeito Dilador Borges e o apoio da Academia AM2”.