Caps i realiza Chá das Mulheres com palestra sobre feminicídio

Publicado em 11 de Abril de 2019 às 17:18 Caps i realiza Chá das Mulheres com palestra sobre feminicídio

Na manhã desta quinta-feira (11) o Caps i (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) realizou o Chá das Mulheres, com palestra sobre feminicídio. A palestrante convidada foi a ex-delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Araçatuba, dra. Ana Lúcia de Souza Ghaname, que falou sobre casos de feminicídio e violência contra a mulher.

O Chá das Mulheres está programado para ocorrer próximo das datas comemorativas ligadas à saúde mental e é direcionado aos familiares dos usuários do Caps i, aos profissionais da rede de Atenção Básica e também de outros equipamentos da Assistência Social. A vice-prefeita Edna Flor participou desse primeiro encontro.

De acordo com o coordenador do Caps i, Carlos Alberto Selis, o Chá das Mulheres tem a finalidade de esclarecer dúvidas e informar a população, através de temas relevantes, sobre a saúde mental da mulher. “O chá é parte de algumas intervenções do Caps i, que busca trazer temas importantes relacionados à saúde mental. Hoje escolhemos falar sobre o feminicídio, para que as mulheres saibam onde e como procurar ajuda, porque muitas vezes não é só a questão da agressão física, também são as consequências na vida da mulher, principalmente em sua saúde mental”, explicou.

Durante a palestra a ex-delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Araçatuba, Dra. Ana Lúcia de Souza Ghaname falou sobre a Lei Maria da Penha e explicou como ocorre o feminicídio. “A lei vai tornar o homicídio qualificado, quando se tratar de um feminicídio. Não basta que a morte no crime de homicídio tenha sido de uma mulher, é preciso que seja a conduta de matar pela condição de ela ser mulher.”, pontuou.

CAPS INFANTIL

O Caps i é mantido pela Prefeitura de Araçatuba, junto à Organização Social das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes, com os atendimentos voltados ao público infanto-juvenil.

São atendidas crianças com transtornos mentais relacionados a substâncias psicoativas (álcool e drogas) e também adolescentes que poderão ser encaminhados por órgãos como Promotoria, UBS (Unidade Básica de Saúde) e Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e também pelas famílias dos menores. Desde sua inauguração em 2017, foram prestados mais de 2 mil atendimentos.

O Caps Infantil está localizado à Rua Silvio Russo, 263, bairro Água Branca. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30. Telefone para contato: (18) 3637-1010.