Notícias

Campanha busca identificar casos precoces de tuberculose

Publicado em 14 de Março de 2019 às 18:11 Campanha busca identificar casos precoces de tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba iniciou nesta semana a Campanha de Busca Sintomático Respiratório - pessoa com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas. O objetivo é descobrir, tratar e curar precocemente os casos de tuberculose.

A campanha, que segue até o dia 25 de março, é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde e busca identificar precocemente os casos bacilíferos, interromper a cadeia de transmissão da doença e reduzir a incidência de casos em longo prazo.

Neste período da campanha, o Departamento de Atenção Básica da SMSA vai intensificar as atividades de busca de sintomático respiratório, em que os agentes comunitários de saúde vão aos domicílios para esclarecer dúvidas sobre a tuberculose e orientar sobre a realização do exame para detecção da doença.

Para o êxito da campanha é importante que as pessoas que apresentarem tosse por mais de duas semanas compareçam em uma das Unidades Básicas de Saúde para realizar a coleta do material denominado escarro. Trata-se de um exame rápido e fácil, realizado através da expectoração.
(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites