Banco de Leite de Araçatuba homenageia doadoras record em 2021

Publicado em 28 de Maio de 2021 às 18:21 Banco de Leite de Araçatuba homenageia doadoras record em 2021

Na tarde de sexta-feira (28), o Banco de Leite Humano (BLH) de Araçatuba realizou a cerimônia de encerramento das ações do dia 19 de maio, Dia Mundial de Doação de Leite Humano, homenageando duas doadoras que bateram Record de quantidade e de tempo de doação.

Karol Morcelli da Silva, de 25 anos, moradora do bairro Jardim Aclimação, doou 317 frascos de leite humano, que equivale a aproximados 64,5 litros de leite.

Mirian Feliciano da Costa, 32 anos, residente no bairro Monterrey, iniciou a doação em 14 de dezembro de 2019 e doa até hoje. Já doou 297 frascos de leite, aproximadamente 45,4 litros de leite humano.

A cerimônia foi dirigida pela coordenadora do Banco de Leite Humano, Jesiela Passarini, e equipe do BLH e contou com a participação da vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, representando o Executivo Municipal; a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, e a diretora do departamento de Assistência Especializada, da qual é parte o BLH, Paula Pedruci; e o vereador Gilberto “Batata” Mantovani, autor do projeto criador d a homenagem às doadoras o município, que presenteou as doadoras, como faz de costume anualmente.

Também participaram no presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba, Jorginho Cinti, e a servidora do FSS, Merciana Pereira Xavier, que confeccionou mimos também entregues às homenageadas, além de representantes do Rotary Club Araçatuba Bandeirantes, em nome de todos os Rotary Clubs da cidade.

O técnico em segurança do Trabalho Leonardo Rocha, que atua no Pronto Socorro Municipal e no Hospital Municipal, servidor do Departamento de Urgência e Emergência, fez participação especial com voz e violão, executando a música Não Pare, da cantora gospel Midian Lima.

Edna Flor declarou seu reconhecimento pela atuação do Banco de Leite Humano de Araçatuba. “A homenagem às doadoras é muito merecida e a dignidade do ato delas é muito maior. Tão merecedoras de homenagem também são as pessoas integrantes dessa abençoada equipe do BLH, cujo trabalho merece reconhecimento de todos. Parafraseando a mensagem cantada pelo nosso artista Leonardo Rocha, descrevo a atuação de todos vocês como os pescadores que nunca largam a rede, que não param, pois continuam no belíssimo trabalho de repartir a vida com quem precisa desde o primeiro momento, o nascimento”.

O BLH é uma unidade física anexa ao Hospital Municipal e é serviço mantido exclusivamente pelo poder público municipal de Araçatuba, que capta leite humano para fornecer às UTIs neonatais. O leite coletado de doadoras, que obedecem aos critérios de estarem saudáveis e doarem apenas o que é excedente do que serve a seus filhos, é recebido na unidade e passa por processos de conservação em estado cru, pasteurização para eliminar fatores patogênicos e também conservação após este processamento, até serem destinados às UTIs neonatais.