Publicado em 25 de Setembro de 2017 às 11:48 Atividades voltadas à arte cênica serão realizadas durante toda a semana em Araçatuba

As artes cênicas estão na pauta do SENAC. De 18 de setembro a 31 de outubro, acontece a 14ª edição da Mostra Senac de Artes Cênicas, na Grande São Paulo e no interior. Araçatuba recebe o evento nesta semana, entreos dias 25 e 30 de setembro.

Serão realizadas oficinas, aberturas de processos de criação, workshops, apresentação de cenas curtas e espetáculo teatral. As atividades acontecerão no Teatro Municipal Castro Alves e no Centro Cultural Um e Outro.

Para participar das oficinas e dos workshops, é necessário inscrever-se no site www.sp.senac.br/aracatuba. Para assistir às cenas curtas e à peça teatral, o público precisará retirar os convites, que serão distribuídos com 1 hora de antecedência, nos locais de apresentação. Todas as ações serão gratuitas.

Programação

Oficina: Ator Dramaturgo - a escrita de si na cena contemporânea 25 e 26/09/2017 das 13h30 às 17h30

A oficina tem como objetivo fornecer instrumentos para que atores e não-atores construam cenas e/ou atos performativos pautados nas suas experiências pessoais, tendo como base de reflexão a necessidade de o sujeito narrar a si mesmo.

Heitor Gomes - ator formado pela Escola de Arte Dramática. Atuou em diversos grupos teatrais e em filmes de longa, curta duração e Web séries. É graduado em Letras/Francês (Bacharelado); dramaturgo e performance; docente do Técnico em Teatro do Senac Araçatuba.

Rua: Alexandre Fleming, 48, Vila Nova, Araçatuba

Mostra de Processo: Paralelo Kafka 25 e 26/09/2017 das 19h30 às 22h30– 60 lugares

Compartilhamento do trabalho desenvolvido no módulo de Montagem Teatral do curso Técnico em Teatro do Senac Araçatuba, orientado e dirigido pelo docente Mauro Júnior. Segmentado em dois dias, a mostra de processo procura inserir o participante na pesquisa artística e de linguagens que o espetáculo trabalha, de forma teórica e também prática, através de uma investigação sobre o teatro físico, teatro de imagens, o Teatro do Absurdo, o darkness do expressionismo alemão e o cinema mudo.

Rua: Alexandre Fleming, 48, Vila Nova, Araçatuba

Workshop: O Corpo em Cena - em busca de uma poética não verbal 27/09/2017 das 13h30 às 17h30

Esse workshop pretende despertar a consciência dos participantes para a criação de uma trajetória poética/artística não-verbal. Para tanto, o encontro discutirá a noção de texto no teatro, a fim de que se possa observar o corpo expressivo enquanto elemento importante na narrativa cênica.

Além disso, terá como ponto de partida o aprimoramento da escuta cênica e da prontidão corporal para a obtenção de uma partitura corporal própria, garantindo-lhes autonomia em seus processos de criação teatral.

Local:

Centro Cultural Um e Outro

Workshop: Encenação - poética e prática de cenas curtas

27/09/2017 das 19h30 às 22h30

Compartilhamento de processos, procedimentos, ferramentas e técnicas de direção teatral. Sobre gêneros, estilos, linguagens e estéticas. Autoralidade, escritura cênica, dramaturgia, adaptação de textos e transcriação da literatura para o palco. A cena contemporânea pela trajetória de investigação e resultados do passado. Fazer com que o aluno desenvolva e aprimore seu olhar estético por meio da discussão e pensamento crítico sobre a encenação como fenômeno teatral, seus sistemas de signos, aprimoramento artístico e técnico.

Mauro Júnior - diretor, ator, iluminador e professor. Pós-graduado em direção teatral pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Graduado em artes cênicas, direção teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto. Diretor artístico da Cia. do Blefe e professor no curso Técnico em Teatro do Senac Araçatuba.

Apresentação teatral: Cenas Curtas 28/09/2017 das 20 às 22 horas

Apresentação de cenas curtas de ex-alunos dos cursos de Oficina de Teatro e de Técnico em Teatro do Senac Araçatuba.

Apresentação teatral: O Gato Preto 30/09/2017 das 20h30 às 21h30

Apresentação do espetáculo O Gato Preto - tenebrosa história de um assassinato malogrado, um dos contos mais conhecidos de Poe, onde as perversidades de um homem são narradas por ele mesmo, transtornado pelo álcool e pelo amor incondicional de um bicho, mas que se alterou bruscamente. Poe usa o terror psicológico, onde seu personagem oscila entre a lucidez e a loucura, cometendo atos infames. Ele maneja, como nenhum outro autor, a arte de aguçar a curiosidade pelo imprevisto.

Companhia das Cena - o diretor teatral Ulisses Lopes, oriundo do Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho, no ano de 1995, cria a Companhia das Cenas, que tem como estreia o espetáculo “Entropia de Portinari” e “In processo” inspirado nos contos de Nelson Rodrigues.

Local: Teatro Municipal Castro Alves

Rua Duque de Caxias, 29, Centro, Araçatuba