Atividades da Semana Nacional de Trânsito serão estendidas

Publicado em 25 de Setembro de 2018 às 12:08 Atividades da Semana Nacional de Trânsito serão estendidas

As atividades da Semana Nacional de Trânsito, de realização da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) de Araçatuba, serão estendidas. As ações tiveram início no dia 18 de setembro e devem seguir até o início do mês de outubro.

Até esta segunda-feira (24), foram efetuadas 61 palestras, distribuídos 2.900 panfletos informativos e realizadas orientações com crianças, motoristas, ciclistas, motociclistas e população em geral visando a prevenção de acidentes. A Semana ocorre conforme resolução nº 722/2018 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que aborda os temas “Nós somos o trânsito”, “Celular no volante perigo constante” e “Uso do cinto de segurança no banco traseiro”.

Alunos de escolas municipais e estaduais receberam palestras de orientação e educação no trânsito. Participaram das atividades as seguintes unidades escolares e instituições: Emeb Monsenhor Vitor Mazzei; Emef Maria José de Jesus Costa, de Santo Antônio do Aracanguá; Emeb Francisca de Arruda Fernandes; Emeb Hélia Pinholi Mungo e LBV (Legião Boa Vontade). A equipe da SMMU fará o trabalho de orientação na Escola de Educação Infantil Pequeno Mundo Feliz no dia 26 de setembro. No dia 28 de setembro, será a vez dos alunos do Colégio Crescer, que recebem a capacitação das 8h às 10h e 14h às 16h. Para encerrar as atividades, haverá palestra e orientação no Colégio Nossa Senhora Aparecida no dia 3 de outubro, quarta-feira, nos períodos manhã e tarde.

Na madrugada de terça-feira (18), a SMMU, junto à Polícia Rodoviária, a empresa Via Rondon e a Prefeitura de Birigui realizou a operação Acorda Motorista. A ação tem foco na orientação e prevenção de acidentes e ocorreu das 03h30 às 05h da manhã na base Polícia Rodoviária de Araçatuba (Km 527,4). Motoristas foram orientados dos perigos de dirigir de madrugada quando se está com sono. Também houve aferição de pressão dos motoristas e orientação sobre o uso de drogas e medicamentos antes de dirigir, bem como com a distribuição de materiais informativos.

Agentes da SMMU, GCM, Polícia Militar Rodoviária e Via Rondon realizaram, nos dias 18 e 19 de setembro, pitstops voltados a ciclistas e motociclistas no cruzamento da avenida Anhanguera x rua Vasco da Gama.

Para os dias 18, 19, 20, 21 e 24 de setembro, agentes da SMMU, Guarda Civil Municipal (GCM), Tiro de Guerra e Detran (Departamento Estadual de Trânsito) realizaram pitstops nos seguintes cruzamentos: Av. Brasília x rua Liberdade; Av. Joaquim Pompeu de Toledo x rua Duque de Caxias; rua Marcílio Dias x Av. Prestes Maia; rua Luiz Pereira Barreto x rua Cussy de Almeida; Av. Joaquim Pompeu de Toledo x rua Baguaçu; A mesma ação está prevista para esta terça-feira (25), no cruzamento da avenida dos Araçás x rua Duque de Caxias.

De acordo com Reginaldo Frare, assessor executivo da SMMU, em 2018 foram 11 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito em Araçatuba. “Atuamos em diversas frentes para reduzir esse número. Fizemos adesão ao programa do Governo do Estado de São Paulo denominado "Movimento Paulista de Segurança no Trânsito", que tem como objetivo principal reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2020. O município conseguiu estar dentro da meta de redução estipulada pelo Programa; investimos em sinalização vertical (placas), sinalização horizontal (pintura de solo) e novos semáforos com recursos de aproximadamente R$1,3 milhão, bem como campanhas educativas de trânsito atingindo, somente em 2018, 7.770 pessoas, com palestras e intervenções viárias com divulgações de mensagens educativas de trânsito (pitstops)”.

“Continuaremos com a fiscalização diária do trânsito através de nossos agentes. Infelizmente a imprudência na condução de veículos automotores continua sendo a principal causa destes acidentes. O desrespeito às normas de trânsito é o principal fator e causa de acidentes de trânsito (excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e às normas de circulação previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, finaliza Frare.