Publicado em 22 de Junho de 2017 às 10:32 Arrastão da solidariedade promovido pela Prefeitura mobiliza centenas de voluntários

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Fundo Social de Solidariedade e do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade, realizou, no sábado (3), um arrastão para arrecadar roupas de frio. A ação faz parte da Campanha do Agasalho promovida pela Prefeitura, e que neste ano tem o tema “A gente doa roupa boa”.

A campanha teve início no dia 11 de maio, e se encerrará no dia 30 de junho. As doações do arrastão e da campanha serão separadas e distribuídas logo que forem arrecadadas, para evitar a distribuição tardia às famílias. A campanha busca atender, majoritariamente, as mais de 30 mil famílias que são cadastradas nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município.

Foram arrecadados roupas e utensílios de inverno e também peças de outras estações. “Todas as doações são bem-vindas, desde que estejam em bom estado”, afirmou Deomerce Damasceno, presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade.

O encontro inicial ocorreu na Praça São Joaquim, no centro de Araçatuba. Participaram da ação aproximadamente seiscentas pessoas, entre voluntários da Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Câmara de Araçatuba e Arapark. Na praça, foram montadas equipes que ficaram responsáveis por realizar a coleta de porta em porta em dezesseis setores espalhados pela cidade.

“É muito gratificante e bonito ver tantas pessoas unidas em prol de uma ação tão engrandecedora. Que seja um momento de união e calor humano, e que pensemos a todo o momento em nossos irmãos que tanto precisam”, disse a vice-prefeita Edna Flor.

Em uma das visitas, os aposentados Maria de Campos Rodrigues e Valdair Costa se surpreenderam ao receber a vice-prefeita Edna Flor e equipe de voluntários no portão da residência, mas já estavam com a sacola preparada e cheia de roupas para receber a visita dos voluntários. “Fiquei sabendo por causa da minha filha, e logo separei algumas peças para doar. É uma boa chance pra ajudar”, disse Maria.

ACOLHIMENTO

Durante o arrastão, no bairro Jussara, um homem foi encontrado deitado no chão de uma praça do bairro, em frente a uma igreja. Assunta Curti, que é presidente do Fundo Social de Solidariedade prontamente o acolheu e pediu à equipe da Assistência Social para que levasse à Casa Bom Samaritano “Manolo Garcia”, entidade parceira do município que acolhe pessoas em situação de rua.

Na oportunidade, Assunta disse que as boas ações não têm hora nem lugar para acontecer. “Não esperávamos encontrá-lo aqui. Ele aceitou e agora vai ficar conosco lá na Casa Bom Samaritano, recebendo carinho e atendimentos que necessita”, afirmou.

Atualmente, estão disponíveis 158 caixas para a coleta das peças, que estão em todas as Unidades Básicas de Saúde, escolas municipais e demais órgãos públicos municipais, além da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra.

DISQUE AGASALHO

Quem não tiver condições de levar as doações aos pontos de coleta, poderão acionar a equipe de voluntários também por telefone para pedir que os donativos sejam recolhidos em suas casas, através do telefone 3636-1260. Também é possível solicitar o recolhimento através dos e-mails fundosocial@aracatuba.sp.gov.br e conselho.fundosocial@aracatuba.sp.gov.br.