Araçatuba será sede da 1ª Oficina para o Fortalecimento da Vigilância de Zoonoses e da Vigilância e Controle Vetorial da Leishmaniose Visceral Canina do Estado de São Paulo. O evento será realizado de 16 a 18 de setembro, das 9h às 18h, no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp.
A proposta é reunir gestores, agentes de combate às endemias e médicos veterinários para discutir com técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde ações de vigilância, além de levantar sugestões concretas que contribuam para a prevenção da doença nos municípios.
Organizado pelo Instituto Pasteur, em parceria com a Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado e Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, o evento conta ainda com a colaboração da Coordenação Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde.
ATUALIZAÇÃO
O gerente de campo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos, explicou que a oficina visa capacitar e atualizar os profissionais que atuam no controle da leishmaniose, buscando alinhar protocolos e fortalecer o trabalho, garantindo maior eficiência nas ações preventivas.
“Foram convidados os municípios com mais registros de transmissão da leishmaniose visceral, sendo 20 cidades da nossa região e outras 60 do Estado, o que fortalecerá a troca de experiências e as boas práticas entre os participantes”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
Durante os três dias da oficina, serão promovidas palestras em que serão abordados temas como protocolos atualizados; estratégias de vigilância; diagnóstico, tratamento e prevenção da leishmaniose; além de discussões sobre a realidade enfrentada nos municípios da região.
O evento contará com a participação de especialistas, como o consultor do Grupo Técnico das Leishmanioses da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Lucas Edel Donato, a coordenadora do Instituto Pasteur, Tânia Suto, e a pesquisadora e gerente do Grupo Técnico do Instituto Pasteur, Vera Lúcia Fonseca de Camargo Neves, entre outros.