Araçatuba será sede da 25ª Edição dos Jogos da Melhor Idade, que reunirá cerca de 2,5 mil atletas de aproximadamente 60 municípios das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto. Os jogos ocorrerão entre os dias 7 e 11 de junho.
As atividades esportivas serão descentralizadas, proporcionando competições em diferentes locais, como o complexo esportivo municipal, escolas como a Emeb Euza Neusa e o Sesi. Essa diversidade de espaços permitirá que os atletas desfrutem de uma variedade de modalidades esportivas durante o evento, como também vai criar oportunidade para o público de diversos bairros.
Serão disputadas partidas de várias modalidades, como atletismo; bocha; buraco; coreografia mista; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; tênis; tênis de mesa; truco; voleibol adaptado e xadrez.
O secretário municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Sérgio Tumelero, ressalta a importância dos Jogos da Melhor Idade para promover a prática esportiva entre os idosos e estimular a melhoria da qualidade de vida. "Essa é uma oportunidade única para valorizar e incentivar a participação dos idosos em atividades esportivas, proporcionando não apenas benefícios físicos, mas também emocionais e sociais", afirmou Tumelero.
O prefeito Dilador Borges também destaca a relevância desse evento para Araçatuba. "Receber os Jogos da Melhor Idade é um privilégio para nossa cidade. Além de promover a integração entre os idosos de diferentes municípios, esse evento reforça o compromisso de Araçatuba em apoiar e incentivar a prática esportiva em todas as faixas etárias", afirmou o prefeito.
Os Jogos da Melhor Idade são uma realização das Secretarias de Estado de Esportes, Desenvolvimento Social, Educação e da Saúde, em parceria com as prefeituras das cidades sedes. O evento tem como objetivo valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde, bem-estar e melhoria do convívio social dos idosos de todo o Estado de São Paulo. Os participantes ficarão alojados nas escolas estaduais da cidade.