Araçatuba vai ganhar Centro de Longevidade Ativa para idosos

Publicado em 27 de Setembro de 2023 às 08:11 Araçatuba vai ganhar Centro de Longevidade Ativa para idosos

Foi assinada, nesta terça-feira (26), a ordem de serviço para a construção do Centro de Longevidade Ativa (CLA) de Araçatuba. O local será um espaço para execução de um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que vivenciem situações de isolamento social, fragilidade de vínculos familiares e comunitários.

A empresa responsável pela obra, portanto vencedora da licitação, é a Auge Incorporação e Construção Ltda, que receberá R$ 1.379.853,53, sendo R$700.000,00 de recursos estaduais e R$679.853,53 de contrapartida municipal. O prazo é de 12 meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.

O prédio será construído na rua Dr. Luiz de Almeida, na esquina com a avenida João Arruda Brasil. A obra contará com escritório, banheiros adaptados para PCD, espaço de arte, espaço digital e amplo jardim. No CLA, serão desenvolvidos grupos de convivência, oficinas culturais, artísticas e de lazer, passeios, encontros intergeracionais, entre outros. A equipe de funcionários é composta por coordenação, assistente social, psicólogos, orientador social e facilitador de oficinas.

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Dilador Borges, pela vice-prefeita Edna Flor e pelos secretários Arnaldo Vieira Filho – Dindo (Governo), Suzeli Denys de Oliveira (Assistência Social) e Tadeu Consoni (Planejamento Urbano e Habitação).

De acordo com a secretária de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira, o CLA vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com intervalo entre o período da manhã e da tarde a ser definido. “O serviço deve garantir aos usuários a segurança da acolhida, do desenvolvimento da autonomia e do convívio e atuará como uma das ofertas da Proteção Social Básica como complemento ao atendimento familiar do serviço PAIF (Proteção e Atendimento Integral a Família)”.

Os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) serão a referência para o encaminhamento ao serviço, a partir de avaliação social que identifique as fragilidades de vínculos familiares e comunitários que demandem o fortalecimento a partir deste serviço.

As atividades a serem desenvolvidas vão contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, prevenir a institucionalização e a segregação de idosos, oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários, entre outras.