Notícias

Araçatuba terá dezenas de atividades na Semana do Meio Ambiente

Publicado em 29 de Maio de 2019 às 16:55 Araçatuba terá dezenas de atividades na Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente, que se estende de 3 a 8 de junho, será marcada por uma agenda intensa de atividades educativas em Araçatuba. A Prefeitura de Araçatuba divulgou o calendário de eventos nesta terça-feira (28) destacando que o slogan escolhido para 2019 é “Juntos, rumo a um município Verde Azul”.

A abertura da Semana será na segunda-feira (3), às 9h, com um café da manhã no Parque Municipal da Fazenda. Além de apresentações artísticas com o Projeto Guri e com crianças das escolas municipais, a ação terá ainda, a partir das 10h30, um mutirão de limpeza e plantio de árvores na área do parque na margem do córrego Bela Vista.

No mesmo dia, às 16h30, haverá um pit stop ambiental no semáforo da avenida Pompeu de Toledo com a rua Duque de Caxias, e palestra na Unip, às 20h, sobre morcegos e a importância de se conhecer esta espécie para sua preservação.

Na terça-feira (4), será realizado um seminário sobre o Meio Ambiente e Saúde, das 13h30 às 16h, na Unesp. Na quarta-feira (5), a empresa Samar fará, a partir das 8h, a entrega da premiação do 6º Concurso de Desenhos promovido por ela. Às 16h, no Cemitério Recanto da Paz (Jardim Rosele), será promovida uma roda de conversa com o biólogo Marcelo Oliveira e plantio de árvores.

A quinta-feira (06) será marcada por palestras e por plantio de mudas. A primeira atividade será às 9h no Zoológico Municipal. A segunda, às 14h, no Fórum. Já na sexta-feira (07), será feito plantio de árvores às 8h na avenida Prestes Maia. Às 15h, palestra no Paço Municipal.

No sábado (8) acontecerá a 3ª Expedição Baguaçu, a partir das 8h. Os voluntários irão se reunir em frente à Samar e de lá sairão para uma série de atividades de preservação.

O prefeito Dilador Borges, ao anunciar a programação, destacou o trabalho da Samar e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de outros órgãos como as instituições de ensino, na promoção de uma programação tão diversificada.

“Araçatuba está demonstrando uma grande sensibilidade em relação ao tema. E espero que a população possa participar em peso das atividades”, destacou o prefeito.



PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE 2019 Juntos, rumo a um município “Verde Azul”!

DIA 03/06 – SEGUNDA-FEIRA ? ABERTURA DA SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Parque Municipal da Fazenda, Av. Alcides Fagundes Chagas - 222

9h00 - Café da manhã com apresentação musical Projeto Guri; 9h30 - Apresentações infantis - Escolas Municipais 10h00 - Abertura com solenidades; 10h30 - Atividades de mutirão de limpeza e plantio de árvores na área do parque e margem do córrego Bela Vista.

? PIT STOP AMBIENTAL Semáforo da Av. Pompeu de Toledo com Rua Duque de Caxias

16h30 - Início da concentração dos participantes no local; 17h00 - Pit stop ambiental com participação de universitários e voluntários. Entrega de lixeirinhas para carro, sementes, vale mudas de árvores, folders informativos e brindes SAMAR.

? PALESTRA: Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rua Clóvis Pestana, 793 - Jardim Dona Amélia

19h30 - Palestra: Morcegos Mitos e Lendas - Conhecer para preservar e proteger. Palestrante Dr. Cristiano de Carvalho (biólogo/ UNESP)

DIA 04/06 – TERÇA-FEIRA

? SEMINÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PARA SAÚDE Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rua Clóvis Pestana, 793 - Jardim Dona Amélia

13h30 - Abertura. 13h50 - Palestra: Aspectos da bioecologia e medidas de controle de Lutzomyia longipalpis - Palestrante: Drª. Lilian Aparecida Colebrusco Rodas (bióloga SUCEN). 14h25 - Palestra: Prevenção de queimadas e qualidade do ar - Palestrante: 1°Ten PM Danilton Vieira de Oliveira, Corpo de Bombeiros - Araçatuba. 15h00 - Coffee break. 15h15 - Palestra: Arquitetura e meio ambiente - Palestrante: Amauri Júnior (Arquiteto e Urbanista - Unitoledo). 15h45 - Palestra: Universalização do saneamento em Araçatuba - Palestrante: técnicos da SAMAR. DIA 05/03 – QUARTA-FEIRA ? PALESTRA E RODA DE CONVERSA Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro - Rua do Fico, s/n - Jardim Dona Amélia

9h00 - Palestra: CRAS Associação Mata Ciliar e a importância dos centros de reabilitação Palestrante Veterinária Isabella Amaral de Paula ( FCAV - UNESP Jaboticabal e veterinária da Associação Mata Ciliar em Araçatuba) 10h00 - Roda de conversa com membros da Câmara Técnica de estudo para redefinição de uso do atual zoológico, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

? RODA DE CONVERSA E PLANTIO DE ÁRVORES Cemitério Recanto de Paz - Rua Wandenkolk, s/nº - Jardim Roseli

15h30 - Roda de conversa sobre meio ambiente em Araçatuba, todos são convidados e contaremos com a participação dos servidores públicos - Facilitador: Biólogo Marcelo Oliveira. 16h00 - Plantio de árvores para enriquecimento ambiental e paisagístico do cemitério.

DIA 06/06 – QUINTA-FEIRA

? PREMIAÇÃO DO 6º CONCURSO DE DESENHO SAMAR Sede da SAMAR - Rua Baguaçu, 1530 - Parque Baguaçu

8h30 - Café da manhã e apresentação musical 9h00 - Abertura com autoridades; 9h30 - Palestra “Apresentação das ações executadas dos diagnósticos da 1º e 2º Expedição Baguaçu; 10h00 - Premiação dos ganhadores do 6º Concurso de Desenho SAMAR

? PLANTIO DE ÁRVORES Fórum de Araçatuba - Praça Maurício Martins Leite, 60 - Vila Santa Maria

14h00 - Roda de conversa sobre arborização urbana; 14h30 - Plantio de 10 árvores nas dependências externas do Fórum da Justiça Estadual de Araçatuba Obs: Todos são convidados e contaremos com a participação de representantes da 28º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Araçatuba e membros da Comissão de Direito Ambiental deste órgão.



DIA 07/06 – SEXTA-FEIRA

? MANUTENÇÃO E PLANTIO DE ÁRVORES Etec de Araçatuba - Av. Prestes Maia, 1764 - Jardim Ipanema

8h00 - Concentração de voluntários e alunos em frente a sede da Etec de Araçatuba. 8h30 - Roda de conversa sobre arborização urbana 9h00 - Início das atividades de manutenção de árvores plantadas em 2018 e plantio de novas árvores.

? PALESTRA Paço Municipal - Rua Coelho Neto, 73 - Vila São Paulo

15h00 - Palestra: Projeto Atitude e Programa Município Verde Azul Palestrantes: Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

DIA 08/06 – SÁBADO

? 3º EXPEDIÇÃO BAGUAÇU

8h00 - Concentração dos participantes em frente a SAMAR, Av. Baguaçu - 1530 - Parque Baguaçu; 8h30 - Transporte dos participantes até o ponto de partida da expedição; 9h00 - Início da expedição nas proximidades do Aterro Sanitário e Estação de Tratamento de Esgoto; 11h30 - Plantio de árvores em área verde no bairro Vicente Grosso e encerramento da 3º Expedição Baguaçu. Obs.: Para esta atividade os participantes devem vir utilizando calçado e roupa fechada para devida proteção.

LINK PARA INSCRIÇÕES:

https://forms.gle/p48EsNZESyrL8Tc39

REALIZAÇÃO:

Prefeitura Municipal de Araçatuba Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade Secretaria Municipal de Educação Soluções Ambientais de Araçatuba - SAMAR

PARCEIROS:

Tiro de Guerra - Exército Brasileiro Corpo de Bombeiros Polícia Ambiental Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA Universidade Estadual Paulista - UNESP Grupo de Estudos de Morcegos GEM - UNESP e Laboratório de Chiroptera Araçatuba - LCA - UNESP Grupo de Estudos em Animais Silvestres e Exóticos - UNESP Centro Universitário Toledo - UNITOLEDO Grupo de Estudos Ambientais Urbanos - UNITOLEDO Universidade Paulista - UNIP Curso de Ciências Biológicas - UNIP ETEC de Araçatuba Superintendência de Controle de Endemias Sucen Associação Mata Ciliar ONG Clube da Árvore de Araçatuba 28º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Comissão de Direito Ambiental Projeto Guri Monte Azul Bloco do Gordinho

(18) 3607-6500
Rua Coelho Neto, 73, Vila São Paulo, Araçatuba - SP, CEP: 16015-920
Política de Privacidade
Global Websites