Araçatuba terá carnaval para todas as idades

Publicado em 21 de Fevereiro de 2019 às 19:53 Araçatuba terá carnaval para todas as idades

A Prefeitura de Araçatuba preparou um dia especial para o Carnaval deste ano. O sábado, dia 2 de março, promete ser de muita música e alegria para foliões de todas as idades. A programação começa às 16h, no saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, onde haverá uma oficina de máscaras e adereços, para que crianças e adolescentes deem asas à criatividade, com monitoria de profissionais do Bloco do Gordinho.

Criado há 4 anos pela atriz Paula Liberati, o Bloco do Gordinho reuniu cerca de 400 pequenos foliões no ano passado. "Torço muito para este ano alcançarmos mais e mais crianças e termos uma festa com muita harmonia e alegria. E que a oficina de máscaras seja divertida e crie interação com a população", afirma Paula.

Neste ano, a concentração do bloco vai começar às 17h30, em frente a biblioteca. Às 18h, o bloco sai em desfile pela rua Armando Sales de Oliveira, da biblioteca até a praça João Pessoa, onde o estandarte do bloco será entregue para o prefeito Dilador Borges, abrindo oficialmente o carnaval do município.

Na praça, dois shows vão animar a noite. Para esquentar, às 19h, a Banda Municipal Bruno Zago vai tocar marchinhas, frevos e sambas. Às 20h, sobem ao palco os músicos Ariane Bego (teclado), Bruno Fortunato (percussão), Daniel Freitas (bateria), Fabiano Golin (guitarra), Henrique Pereira (baixo) e Talita Rustichelli (voz) para apresentar o show "Carnaval de todos os tempos".

Além das tradicionais marchinhas, o vasto repertório conta com um pot-pourri de músicas gravadas pela musa Carmen Miranda, como "Taí" e "Mamãe eu quero", clássicos como "Ó Abre Alas", da pioneira Chiquinha Gonzaga, músicas carnavalescas de ícones da MPB, como Caetano Veloso, Zé Ramalho e Jorge Benjor, e uma boa pitada do carnaval nordestino, representado pela axé music, por composições de Dodô e Osmar, inventores do trio elétrico na Bahia, e pelo empolgante frevo pernambucano.

Samba e solidariedade Um dos grandes trunfos do Bloco do Gordinho foi ter fomentado a ação social. No ano passado, o bloco contou com a participação especial das crianças atendidas pela Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes).

Por meio desse contato com os foliões atendidos pelo programa, a dentista e doula Andréia Stankiewicz, de Araçatuba, que acompanha o bloco desde sua origem, teve a ideia de prestar serviços para as crianças e adolescentes da Arca. Dessa forma, ao longo de 2019, a profissional vai fazer atendimentos gratuitos para as crianças e adolescentes da associação, na clínica Vivavita Odontologia e Saúde.

Fundada em 1998, a Arca tem como objetivo retirar das ruas crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade social e possibilitar o envolvimento em atividades socioeducativas, culturais, esportivas e recreativas, para promover o exercício da solidariedade e o resgate da cidadania e da dignidade. Atualmente, a associação atende 123 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.

A entidade é mantida a partir de convênios com instituições públicas: Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS; Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e da Educação; Conselhos Municipais: COMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), e doação voluntárias de pessoas físicas e jurídicas.

Banda Municipal Bruno Zago Criada em abril do ano passado, em substituição à antiga Banda Municipal de Sopros, a Banda Municipal Bruno Zago tem como uma de suas funções levar música instrumental de qualidade à população. Formada atualmente por 15 músicos, a banda tem esse nome em homenagem ao luthier e violinista Bruno Zago, falecido em agosto de 2011.