Araçatuba terá busca ativa de casos de tuberculose

Publicado em 16 de Setembro de 2022 às 15:02 Araçatuba terá busca ativa de casos de tuberculose

A Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), aderiu à campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose – 2ª fase, que vai acontecer de 12 a 26 de setembro.

A ação ocorre todos os anos em duas etapas, em sua primeira fase realizada em março deste ano. O objetivo foi alertar a população e realizar coleta para testes que diagnosticam a doença. A primeira fase da campanha conseguiu realizar 200 coletas para testes.

A segunda fase da campanha fará novamente a intensificação de busca ativa de sintomáticos respiratórios, com a realização do exame e posteriormente o tratamento da doença caso identificada, como conta Priscila Nogueira de Morais Cestaro, diretora da Vigilância Epidemiológica Sanitária de Araçatuba.

Se você está com tosse, febre baixa, sudorese noturna, falta de apetite, cansaço e perda de peso há mais de duas semanas, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

A campanha espera realizar ao menos 200 coletas, assim como a fase anterior. O exame é simples e rápido e está disponível em todas UBS (Unidades Básicas de Saúde) durante todo o ano.