Araçatuba sediará o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas

Publicado em 19 de Fevereiro de 2020 às 15:59 Araçatuba sediará o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas

A cidade de Araçatuba irá sediar, dos dias 10 a 15 de março, a Copa Centro Sul Sudeste de Basquetebol Masculino em Cadeira de Rodas, organizada pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC). A copa é apoiada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação (SMELR) de Araçatuba.

O evento, que contará com cerca de 100 atletas de oito equipes, será realizado no Ginásio Municipal Álvaro Rocha Giordano, o “Vavá".

O secretário de Esporte, Lazer e Recreação de Araçatuba, Sergio Tumelero, destaca a importância da cidade sediar um evento desse porte.

“É uma oportunidade única pra Araçatuba, pois é uma ótima forma de inclusão, participação, de oportunizar novas experiências para o público que irá assistir e quem sabe futuramente, ter na cidade uma equipe de basquete de cadeira de rodas. Acho que é o que o esporte preconiza, a participação de todos, e isso é de uma importância muito grande”, afirma Sergio.

A modalidade

O Basquete em cadeira de rodas teve início em 1945, nos Estados Unidos, sendo praticado por ex-soldados da 2ª Guerra Mundial que foram feridos em batalha.

A modalidade é praticada por ambos os sexos, portadores de alguma deficiência motora ou física, com cadeiras adaptadas e padronizadas. Podem ter três ou até quatro rodas, sendo duas rodas grandes na parte traseira e uma ou duas na parte frontal.

As regras são muito parecidas com as do basquete tradicional, com adaptações por se jogar sentado em uma cadeira de rodas e sua locomoção.