Aracafolia 2025
A cidade de Araçatuba consolidou o papel de palco plural para diversas linguagens artísticas, conforme mostra o balanço anual de 2025. Foram realizados 248 eventos pelos quais a Secretaria Municipal de Cultura trabalhou para consolidar políticas públicas voltadas à descentralização, formação artística e preservação do patrimônio histórico, conforme previsto no Plano de Governo do prefeito Lucas Zanatta.
MARCAS IDENTITÁRIAS E GRANDES FESTIVAIS
O calendário cultural foi marcado por eventos de grande porte, que já fazem parte da identidade local. Entre os destaques, o Festival Literário de Araçatuba (Felita) atraiu um público médio de 8 mil pessoas e o Festival de Teatro de Araçatuba (Festara) trouxe cerca de 5 mil pessoas, com 26 apresentações.
Na parte musical, por meio de parcerias, o Festival de Música Instrumental (MIA) reuniu 112 artistas em 20 apresentações, alcançando 4 mil pessoas. O 13º Batucando, um dos maiores encontros musicais de percussão da região, teve a participação de 259 inscritos e um público de 2 mil pessoas.
CULTURA NOS BAIRROS
A estratégia de descentralização levou a arte para além do Centro. O projeto Circulaê realizou edições em diversos bairros, incluindo Engenheiro Taveira na área rural, envolvendo 381 artistas e gerando 115 empregos indiretos.
Na área da formação, foi implantada em 2025 a Escola Municipal de Artes atingindo em seu primeiro semestre um total de 200 matrículas em formações como artesanato e teatro. Já a Escola Municipal de Dança atendeu mais de 700 crianças em seus seis polos, enquanto o Projeto Guri, uma iniciativa em parceria com o governo do Estado, ultrapassou a marca de mil matrículas em 2025.
A descentralização cultural permitiu que os moradores de diversos bairros da cidade pudessem vivenciar as grandes festas praticamente na vizinhança. Foi com esta decisão que, ao longo do ano, os festejos juninos, a programação do aniversário da cidade e o Natal Iluminado chegaram às praças para além do centro de Araçatuba.
TRADIÇÃO
A Secretaria Municipal de Cultura resgatou a tradição dos antigos carnavais, com blocos envolvendo a participação das famílias na maior festa popular do País. O Araçafolia foi um grande sucesso ao valorizar a tradição do carnaval em uma festa que gerou 192 empregos. Para 2026 a Prefeitura manterá o padrão de celebração, com a temática inspirada no Carnaval de Pernambuco.
PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO
O ano de 2025 também foi fundamental para a memória da cidade. O Museu Ferroviário registrou um aumento na visitação de mais de 150% e a temática do Patrimônio Histórico foi explorada por meio de exposições, ações formativas e educativas.
As obras de conservação na Casa da Cultura e de restauro na Casa do Engenheiro Chefe seguem dentro do cronograma previsto, enquanto a Vila Ferroviária passou por estudos de requalificação urbana e laudos estruturais.
GESTÃO CULTURAL
Na gestão da cultura, Araçatuba deu um salto histórico em 2025 com o lançamento da plataforma FomentaAraçá, a primeira ferramenta totalmente on-line de gestão integrada do fomento cultural no município, concebida para organizar, democratizar e dar transparência às políticas públicas do setor.
Com as mesmas funcionalidades de sistemas empregados nas esferas estadual e federal, a FomentAraçá centraliza editais, premiações, chamamentos públicos, homologações, dentre outros recursos garantindo rastreabilidade administrativa, segurança jurídica e acesso equitativo aos recursos.
Já com a sua implantação, em 2025, foi realizado o maior ciclo de editais da história do Fundo Municipal de Cultura, totalizando mais de R$ 2 milhões de investimento em diferentes segmentos culturais, o que resultou em um crescimento de 152% no número de inscrições de projetos.
Para a secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, em 2025, além de importantes atualizações legislativas na área cultural, o setor e a sociedade testemunharam um expressivo aumento da participação de artistas, coletivos e agentes na cena cultural.
“Outra frente em que concentramos esforços e recursos foi a de patrimônio cultural, um montante próximo a R$ 1 milhão de reais que serão destinados a obras em imóveis da Vila Ferroviária para sua revitalização”, ressaltou.
Vanessa destacou também as parcerias com o governo do Estado que proporcionaram êxitos como o da realização em Araçatuba do Féstival, em uma ação conjunta com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa).