Araçatuba recebe trator destinado pelo Governo do Estado

Publicado em 25 de Janeiro de 2024 às 10:10 Araçatuba recebe trator destinado pelo Governo do Estado

Araçatuba é uma das 60 cidades que recebeu, na quarta-feira (24), um trator do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

A cerimônia de entrega ocorreu em Regente Feijó, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, além de deputados, prefeitos e outras autoridades locais.

O investimento de R$ 11,4 milhões faz parte do Programa Patrulha Agrícola e visa beneficiar dezenas de cidades, proporcionando maquinários avaliados em cerca de R$ 190 mil para auxiliar os produtores rurais.

Acompanhado do chefe de gabinete, coronel Deocleciano Borella Jr. e do secretário de Governo e de Desenvolvimento Agroindustrial, Arnaldo Vieira Filho (Dindo), o prefeito Dilador Borges esteve no evento e recebeu pessoalmente as chaves do equipamento. “Agradecemos ao governador Tarcísio por incluir Araçatuba na lista para receber mais um trator agrícola. Essa é uma prova de que o pequeno produtor é valorizado pelo Estado e também por nossa administração. Temos compromisso com o agro, que vai desde o investimento em estradas rurais para escoamento da produção agrícola até investimento em maquinário, proporcionando melhor qualidade de vida ao produtor rural. Desde o início da nossa gestão, conseguimos destinar cinco tratores e vários equipamentos agrícolas a associações e assentamentos”, destacou o prefeito Dilador Borges.

O equipamento agrícola, da marca New Holland, está avaliado em R$189 mil. “Esse trator nos ajuda a manter o propósito da administração municipal de fomentar as associações de produtores rurais para que elas aumentem seus plantios, sua tecnificação, gerando assim mais renda com o aumento da produção. Esse trator que recebemos hoje vai ser cedido para a Associação de Produtores Rurais da Água Limpa, que está com nova diretoria e nos havia passado a necessidade”, afirma o secretário de Governo e de Desenvolvimento Agroindustrial Arnaldo Vieira Filho (Dindo).

O Programa Patrulha Agrícola, estabelecido pelo Decreto nº 37.618 em outubro de 1993 e reorganizado pelo Decreto nº 63.039 em dezembro de 2017, tem como objetivo proporcionar acesso a equipamentos e serviços destinados à conservação do solo e à lavoura com fins comerciais, especialmente para agricultores familiares, pequenos e médios. A entrega desses 60 tratores é uma medida crucial para agilizar e otimizar as práticas agrícolas nos municípios contemplados.

As cidades beneficiadas com os tratores são: Adamantina, Adolfo, Águas de Santa Bárbara, Álvares Machado, Araçariguama, Araçatuba, Araras, Arujá, Barretos, Birigui, Cafelândia, Casa Branca, Catiguá, Charqueada, Coronel Macedo, Cunha, Dracena, Eldorado, Euclides da Cunha Paulista, Guaraçaí, Guareí, Iacri, Iaras, Ibirá, Iporanga, Irapuru, Itaberá, Itapetininga, Mairiporã, Matão, Miracatu, Mirante do Paranapanema, Mongaguá, Murutinga do Sul, Óleo, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pariquera-açu, Pedreira, Pedro de Toledo, Piracicaba, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Redenção da Serra, Regente Feijó, Registro, Ribeira, Rosana, Santa Ernestina, Santo Anastácio, São José do Rio Preto, São Pedro do Turvo, Serrana, Tanabi, Teodoro Sampaio, Tupã, Ubatuba e Uru.