Araçatuba recebe o 1° Festival Cultural e Gastronômico Brasil/Japão

Publicado em 10 de Outubro de 2023 às 13:34 Araçatuba recebe o 1° Festival Cultural e Gastronômico Brasil/Japão

Araçatuba recebe, neste feriadão, o 1° Festival Cultural e Gastronômico Brasil/Japão, marcado para ocorrer de 11 (quarta) a 14 (sábado) na praça Hugo Lippe Júnior (Praça Olímpica). Este evento, aberto ao público, promete uma experiência única, combinando o melhor das culinárias japonesa e brasileira.

O festival, predominantemente composto por expositores locais, oferecerá aos visitantes uma ampla variedade de pratos típicos de ambas as culturas. Na praça de alimentação, dezenas de estandes estarão à disposição, apresentando iguarias japonesas como yakissoba, Temaki, Sushi, takoyaki, gyudon, hot holl, harumaki, entre outros, e especialidades brasileiras como churrasco de espeto, torresmo de rolo, pastel, lanches artesanais, arroz de comitiva, sorvetes, bolos, pamonha, curau, milho verde, para citar apenas alguns exemplos. Para acompanhar essas delícias, haverá também chopp gelado, garantindo uma experiência gastronômica completa.

Além da oferta culinária diversificada, o Festival Gastronômico contará com uma área kids especial em comemoração ao Dia das Crianças, tornando o evento atraente para toda a família. A programação inclui apresentações musicais e de dança, proporcionando aos participantes uma viagem cultural pelos encantos do Brasil e do Japão.

PROGRAMAÇÃO

O festival terá início no dia 11, a partir das 16h, com a apresentação da banda municipal Bruno Zago no palco principal às 19h, seguida pelo espetáculo de dança da Escola Municipal de Dança. O show da noite será conduzido pela dupla sertaneja Lucas Gratão e Cristian.

No Dia das Crianças, 12 de outubro, a praça de alimentação abrirá às 12h, permitindo que os visitantes apreciem as delícias da culinária japonesa e brasileira no almoço. No final da tarde, está programada uma apresentação de karatê e taiko pelo grupo Yosakoi Tomodachi da Associação Nipo Brasileira de Araçatuba. O destaque da noite, a partir das 20h, será o show da dupla Cristiano César e Gabriel.

No dia 13, o festival terá início às 16h, com a apresentação da Dança Odori do Nipo. À noite, a partir das 20h, o palco será ocupado pelo projeto Boteco das Madames, composto por três cantoras da região de Araçatuba.

No sábado, dia 14, a praça de alimentação abrirá suas portas às 12h para o almoço. O último dia do evento promete muita emoção e boa música, com apresentações da banda Apollo, Grupo Yosakoi Tomodachi da Nipo e da dupla Cristiano César e Gabriel. De acordo com os organizadores, a grade artística pode receber outras surpresas.

O festival conta com o apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, e da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba.