Araçatuba será o centro das atenções do turismo paulista entre os dias 12 e 15 de junho, quando recebe uma presstrip (visita de turismo para jornalistas), promovida pela seccional paulista da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-SP).
A ação, articulada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, trará à cidade um grupo de jornalistas especializados para ampliar sua visibilidade como destino turístico no interior do Estado.
Durante quatro dias, os convidados visitarão atrativos urbanos e rurais, participarão de experiências culturais e gastronômicas e conhecerão iniciativas que movimentam a economia criativa local.
PROGRAMAÇÃO
A programação inclui ainda um encontro, no sábado, 14, no kartódromo Speed Park, com a presença de representantes da Instância de Governança Regional Tietê Vivo, da qual Araçatuba faz parte.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alencar Sader, a ação representa um passo importante na consolidação de Araçatuba como destino turístico. “Essa presstrip é resultado de um trabalho de estruturação e reposicionamento. Temos uma cidade acolhedora, com atrativos autênticos e um setor cada vez mais preparado para receber. É uma oportunidade concreta de projetar Araçatuba e integrar ainda mais os municípios da nossa região”, afirma.
A ASSOCIAÇÃO
Criada em 1957, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo reúne profissionais de rádio, TV, jornais, revistas, blogs e portais com atuação comprovada no setor. A seccional paulista, responsável pela visita a Araçatuba, atua para divulgar destinos com seriedade, incentivar a cobertura espontânea e colaborar com o fortalecimento do turismo por meio da comunicação.
Reconhecida nacionalmente pela credibilidade de seus membros e atuação ativa nos conselhos de turismo, a entidade também promove fóruns, intercâmbios e ações em parceria com órgãos públicos e privados.
INTERCÂMBIO E PROMOÇÃO
Segundo Sildemar Paulucci, assessor executivo de Turismo da Prefeitura e diretor técnico da IGR Tietê Vivo, a visita vai além da divulgação. “Este encontro será importante, porque reunirá jornalistas especializados, operadores e agentes de viagens. É uma oportunidade concreta para troca de experiências e construção de soluções regionais para o setor”, destaca.
A presidente da seccional paulista, jornalista Miriam Petrone, reforça esse papel estratégico. “A presença do grupo em Araçatuba reafirma nosso compromisso com os destinos emergentes e com o fortalecimento do turismo como força econômica e cultural. O jornalista de turismo é um elo entre o viajante, as experiências e as políticas públicas”, afirma.
Com a presença da imprensa especializada, a iniciativa deve ampliar a projeção de Araçatuba no cenário turístico estadual e consolidar a cidade como destino atrativo e estratégico no interior de São Paulo.