Araçatuba recebe Fórum regional durante a Semana do Meio Ambiente

Publicado em 22 de Junho de 2017 às 10:55 Araçatuba recebe Fórum regional durante a Semana do Meio Ambiente

Em continuidade à Semana Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promoveu, nesta quarta-feira (7), o 3º Fórum de Agroecologia do Baixo Tietê. O evento ocorreu no auditório do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, e contou com a presença de representantes de várias cidades da região.

Na ocasião, profissionais da agroecologia de diversas instituições proferiram a respeito do tema. Estiveram presentes para o ciclo de palestras representantes da Cooperativa dos Produtores Campesinos (Coprocam), da Rede de Agroecologia de Araçatuba e Região (RAE), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Associação do Grupamento Ambientalista (AGA Birigui), do Consumidor Sustentando Agricultor (CSA/Brasil) e do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp).

O prefeito Dilador Borges, que também é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, disse que reconhece e luta pela melhoria contínua dos recursos hídricos, em conjunto com a conservação ambiental, por meio de ações com instituições parceiras do município. “Nos inscrevemos no Programa Município Verde Azul, do governo do Estado de São Paulo, que vai auxiliar a Prefeitura a elaborar políticas públicas de conservação ambiental, tratamento de resíduos sólidos, arborização, entre outras ações”.

Ao final, o araçatubense e poeta José Valentim Silva recitou uma poesia de autoria própria, intitulada como “Obrigado Meu Deus, Obrigado Agricultor”, em referência aos trabalhos diários e árduos dos agricultores em prol da comunidade.

ACREPOM

No período da tarde, a vice-prefeita Edna Flor acompanhou alunos do 4º ano da escola municipal Mário de Moura, do bairro Concórdia, durante a visita na Acrepom (Associação dos Catadores de Papel), com o intuito de fazê-las conhecer na prática todos os processos da coleta seletiva.

Uma das fundadoras da associação, Edna explicou às crianças as vertentes de trabalho que são realizadas na Acrepom. “Aqui nós temos um trabalho de recuperação ambiental e social. Nos preocupamos arduamente, nesses 21 anos de existência, com a geração de trabalho, renda e também de cidadania para os catadores de papel que contribuem diariamente com a conservação  do meio ambiente de nossa cidade”.

A Semana de Meio Ambiente da Prefeitura de Araçatuba se estende até o próximo sábado. Toda a programação está disponível no site oficial do município https://aracatuba.sp.gov.br/.