A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou no último sábado (16) o primeiro encontro do Projeto Anjos da Guarda, no Ginásio de Esportes Plácido Rocha.
Idealizado pela pasta, o programa é desenvolvido em parceria com a sociedade civil, terceiro setor e demais secretarias municipais. O objetivo central é promover cidadania, civismo e respeito às liberdades públicas, com atividades voltadas à formação integral de crianças.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Júlio César dos Santos, a iniciativa representa “um investimento na humanização do conhecimento e na valorização dos direitos humanos, garantindo às crianças oportunidades de aprendizado que ultrapassam os muros da escola”.
As atividades serão realizadas todos os sábados, das 14h30 às 17h30, no Complexo Esportivo Plácido Rocha. Além da Guarda Civil Municipal, participam professores de educação física, pedagogos, psicólogos e outros profissionais da sociedade civil.
CIDADANIA
De acordo com Douglas de Souza Gregório, guarda civil municipal de terceira classe e coordenador adjunto do projeto, a proposta vai além das noções de segurança. “Queremos aproximar a criança de temas como educação para o trânsito, educação ambiental, sustentabilidade e também o conhecimento da cidade onde ela vive”, afirmou.
Nesta primeira etapa, foram 232 inscrições, com 40 vagas preenchidas por sorteio. O início das aulas regulares está previsto para 23 de agosto. Haverá solenidade oficial de abertura, no dia 30, com presença de autoridades locais.
“Nosso propósito é oferecer um espaço de convivência seguro, de respeito e de estímulo ao desenvolvimento integral. O Anjos da Guarda nasce para ser um marco na proteção e valorização das nossas crianças”, acrescentou Gregório.