Araçatuba realiza, nos dias 19, 20 e 21 de abril, o 2º Festival Ominibú, projeto que busca resgatar e fomentar a cultura tradicional dos povos de matrizes africanas e sua relação com a natureza.
O projeto é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Fundo Municipal de Apoio à Cultura.
No dia 19, ocorrerá o Ominibú - Caminho das Águas, Percurso das águas, coleta de água no rio Tietê e nos córregos do município. O evento será às 6h, na travessa Hiroshima, 17, bairro São Joaquim. No mesmo dia, às 19h, será promovida uma mesa de reflexões intitulada OFÓ – O poder da palavra, a respeito do tema “A cultura como instrumento de transformação social”. A ação acontece no MAAP – Museu Araçatubense de Artes Plásticas de Araçatuba – Rua Duque de Caxias, 20.
O segundo dia de festival, no sábado (20), traz a atração IGBADU - Música Ancestral, com samba raiz com os melhores grupos de Araçatuba. Será na Associação Afro, que fica na avenida João Arruda Brasil, S/N, a partir das 15h.
O último dia, no domingo (21), será com ORIN - Samba de Caboclo, Cânticos e danças dos caboclos negros brasileiros, suas lendas, suas passagens pelas florestas e pelos campos de pastagens e seu encontro com os povos originários. A atração ocorre na praça Getúlio Vargas, às 16h.