Araçatuba realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

Publicado em 29 de Junho de 2023 às 14:37 Araçatuba realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

Araçatuba deu início, nesta quinta-feira (29), à 13ª Conferência Municipal de Assistência Social em um evento realizado no auditório da Unitoledo. Com duração de dois dias, a conferência tem como tema principal a "reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos".

O evento reuniu usuários, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), organizações e entidades de assistência social. A conferência tem um caráter propositivo e deliberativo, proporcionando um espaço para o debate e a avaliação da política de assistência social, bem como a proposição de novas diretrizes. O objetivo é consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários.

A abertura da conferência foi marcada por apresentações artísticas, com destaque para as danças preparadas pelas crianças da Associação Beneficente Batista João Arlindo e do Lar Caminho de Nazaré.

Durante o evento, diversas autoridades locais fizeram pronunciamentos, incluindo o prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, e a secretária de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira. Também usaram a tribuna o presidente do Comas (Conselho Municipal de Assistência Social), Carlos Eduardo Spegirin; a representante dos trabalhadores do SUAS, Natasha de Oliveira Silva e a representante dos usuários da Assistência Social, Nazaré de Freitas Barbosa. O Legislativo foi representado pelo vereador Maurício Bem Estar. O chefe de gabinete da prefeitura, coronel Deocleciano Borella também esteve presente.

O prefeito Dilador Borges ressaltou a importância da conferência como um espaço fundamental para discutir e aprimorar as políticas de assistência social no município. Ele destacou o compromisso da administração em garantir o acesso a serviços e benefícios sociais de qualidade para todos os cidadãos de Araçatuba. “Nosso compromisso é cuidar de pessoas. Nossa administração fica feliz quando as pessoas saem da situação de dependência”, disse o prefeito.

A vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, destacou a participação ativa da população na construção das políticas públicas, enfatizando a importância de ouvir as demandas e necessidades dos usuários do SUAS. “Temos que trabalhar para que os cidadãos atendidos possam recuperar a capacidade de erguer a cabeça, olhar novos horizontes, sonhar e realizar”, discursou Edna.

Por sua vez, a secretária de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira, ressaltou a importância da conferência como um espaço para a troca de experiências e o fortalecimento da rede de assistência social no município. Ela reforçou o compromisso da secretaria em buscar a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população mais vulnerável. “É preciso amor para poder atuar na Assistência Social, e isso vejo aqui”, pontuou a secretária.

O vereador Maurício Bem Estar destacou a importância de sintonia entre os poderes e, principalmente, a maior inclusão da sociedade civil na tomada de decisões sobre o tema. “Temos que ter democracia ampla na construção de políticas públicas. A voz tem que ser dada aos usuários, aos servidores e a todos”, comentou o vereador.