Publicado em 29 de Maio de 2023 às 10:14 Araçatuba promove pré-conferência municipal de Assistência Social em preparação para a 13ª Conferência

Araçatuba realizou, entre os dias 24 e 26 de maio, uma série de seis encontros como parte da pré-conferência Municipal de Assistência Social. Esses eventos tiveram como objetivo promover a democratização do debate e levantar pautas para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, agendada para os dias 29 e 30 de junho.

A conferência será sediada no auditório da Unitoledo Wyden, com eventos que vão das 8h às 12h. O tema central do evento é a "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", buscando debater e planejar a melhoria do Sistema Único de Assistência Social.

Durante a pré-conferência, foram realizados encontros em diferentes locais da cidade. O primeiro ocorreu no Cras Umuarama, seguido pelo segundo encontro no Cras São José, e o terceiro no Cras Jussara. O quarto encontro foi realizado no Cras Centro, enquanto o quinto ocorreu no Cras Etemp e TV.

O sexto encontro teve uma abordagem especial, pois reuniu trabalhadores do Suas (Sistema Único de Assistência Social), contando com a participação de representantes de entidades socioassistenciais e membros da sociedade civil. Entre as entidades presentes estavam a Ama, o Manolo Garcia, o Ciee, o Lar Caminho de Nazaré, a Apae e a Arca, entre outras.

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social terá a presença da renomada professora doutora Denise Maria Fank de Almeida, que contribuirá com sua expertise no assunto. Além disso, o evento contará com uma palestra magna ministrada pelo facilitador Mauro Dias, proporcionando aos participantes um espaço de aprendizado e reflexão.

A secretária municipal de Assistência Social Suzeli Denys de Oliveira destaca que a realização desses encontros e da conferência é de extrema importância, pois permite discutir e propor ações que visam fortalecer e aprimorar o Sistema Único de Assistência Social.

“A garantia dos direitos sociais da população é um dos principais objetivos dessas iniciativas, e a participação ativa de diversos setores da sociedade contribui para a construção de soluções efetivas e inclusivas. Vamos trabalhar para que os debates e as propostas gerados nesses encontros prévios possam impactar positivamente o desenvolvimento e aprimoramento das políticas sociais em Araçatuba, tornando a cidade um exemplo de compromisso e cuidado com os cidadãos mais vulneráveis”, afirma a secretária.